no

INSS vai ser antecipar 13º em 2023?

INSS vai ser antecipar 13º em 2023?
INSS vai ser antecipar 13º em 2023?

Muitos beneficiários do INSS já estão preocupados se o bônus de Natal será transferido novamente em 2023

Mais um ano se iniciou e o que os segurados da previdência mais perguntam é sobre o pagamento do 13º INSS. Com efeito, nos últimos 3 anos, o governo federal aprovou uma medida que decidiu antecipar o pagamento do benefício no início do ano.

Muitos beneficiários, portanto, já estão preocupados se o bônus de Natal será transferido novamente em 2023 para que possam acessar esse valor adicional em breve.

Para entender melhor o pagamento do benefício, confira nosso artigo completo, pois trouxemos todas as informações sobre o pagamento do 13º INSS em 2023.

O que mudou na Prova de Vida do INSS em 2023? Confira para não perder o benefício

Confira se o 13º do INSS vai ser antecipado em 2023

Antes de mais nada, é importante entender o motivo da expectativa do 13º INSS nos últimos 3 anos.

Nos últimos anos, a economia no Brasil sofreu muito com a chegada da pandemia de Covid-19. Muitas pessoas ficaram, portanto, impossibilitadas de trabalhar devido ao isolamento social.

Assim, o ex-presidente Jair Bolsonaro decidiu prever uma contribuição para reduzir o impacto financeiro imediato das famílias brasileiras. Eles, portanto, realizaram as medições por 3 anos consecutivos (2020, 2021 e 2022).

Porém, com o advento das vacinas contra o coronavírus, a situação começou a mudar e amenizar, fazendo com que a economia “voltasse aos trilhos”. Portanto, a 13ª edição do INSS não está prevista para 2023.

Além disso, uma nova equipe assumiu o Ministério da Previdência neste ano, com o presidente Lula assumindo. Portanto, é possível que a nova equipe esteja formulando novos arranjos para o pagamento do bônus.

Saiba quando será pago o décimo terceiro do INSS

Como não houve declaração de expectativa no dia 13 do INSS, os pagamentos deverão ocorrer de acordo com o Decreto nº 10.410, de 30 de junho de 2020. Eles ocorrerão da seguinte forma:

  • A primeira parcela deverá ser paga no contracheque de agosto (paga em setembro);
  • A segunda parcela deverá ser paga no contracheque de novembro (paga em dezembro).
  • Pensão por morte;
  • Prestações de doença;
  • Exclusão de ajuda;
  • Assistência a acidentes;
  • Maternidade.

Por fim, vale ressaltar que o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) não dá direito ao 13º INSS.

Veja como consultar o meu benefício do INSS

Consultar o seu benefício do INSS é muito simples e você só vai precisar do seu aparelho. Para isso, basta baixar o aplicativo Meu INSS no seu celular. Após o download, siga estas etapas:

  • 1. Abra o aplicativo e faça login com seu CPF Gov.br e senha. Caso ainda não tenha um, você será redirecionado para criar um novo usuário e poderá logar normalmente;
  • 2. Ao acessar a página inicial, procure a opção “Benefícios” e clique nela. Em seguida, acesse a opção “Meus Benefícios”;
  • 3. Você poderá conferir na tela todos os seus benefícios do INSS.
  • Além disso, também é possível fazer o mesmo processo pelo Meu INSS pelo site. Para isso, acesse o site meuinss.gov.br e siga as instruções detalhadas acima.