no , ,

INSS Prevê Corte de Beneficiários Veja Como Não Ser Um Deles

pente-fino inss
pente-fino inss

Nas última semanas o INSS está realizando várias mudanças. Fique atento! Principalmente à nova fase do conhecido pente-fino dos aposentados e pensionistas.

O principal intuito é que essa nova revisão localize casos inadequados de recebimento de benefícios, trazendo mais alívio aos cofres públicos.

Agora, o pente-fino, que já teve início no mês de novembro, pode acabar afetando muita gente. Dessa forma confira a seguir como evitar o bloqueio:

Como será o Pente-fino INSS?

Primeiramente, o INSS envia uma notificação para pessoas com cadastro irregular ou outras pendências. Vale ressaltar que essa mensagem chegará através do portal ou aplicativo Meu INSS.

O principal objetivo do INSS é de fato passar um pente-fino e revisar principalmente os benefícios de pessoas que recebem auxílio-doença, BPC/Loas e aposentadoria por incapacidade permanente.

Assim, caso o INSS encontre algum tipo de irregularidade, convocará a pessoa em questão para realizar a devida regularização. Ou, caso seja necessário, ir até uma agência do INSS a fim de passar por novas avaliações ou perícias médicas.

Nessa situação, você só precisa comparecer no horário marcado e passar pela avaliação, para saber se poderá seguir recebendo o valor do benefício.

Agora no caso dos benefícios de auxílio-doença, por exemplo, caso o médico verifique que o beneficiário está apto a voltar ao mercado de trabalho, o pagamento é suspenso imediatamente.

Como não ser pego no pente-fino do INSS?

Todavia, se você é uma das pessoas que estão no foco do novo pente-fino do governo federal, certifique-se de que está de fato cumprindo todos os requisitos do programa. Caso alguma irregularidade seja comprovada, o Bolsa Família poderá ser bloqueado e até suspenso.

Sobretudo, as famílias que estão inscritas em mais um de um registro, é possível regularizar a situação atualizando o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O sistema do governo é a porta de entrada para a iniciativa.

De fato, a melhor solução é informar os dados corretos, já que além de processos administrativos para exclusão da folha de pagamentos, quem comete fraudes também pode responder criminalmente.