no ,

INSS mudou? Confira as novas datas! Não perca tempo!

mudanças pagamento inss
mudanças pagamento inss

Os novos valores modificaram totalmente a ordem de pagamentos que já estavam marcados para o INSS. Todavia confira as atualizações do INSS, confira as novas datas:

O INSS mudou e com isso muitos estão perdidos em relação as novidades, seja como for entenda o que mudou:

primeiramente, por conta do reajuste do salário mínimo, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou a mudança nos valores pagos aos beneficiários. O calendário de pagamentos de 2023 foi publicado em dezembro com atualizações e valores de ordem de depósito.

O piso salarial de agora é o aprovado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no final de mandado. O reajuste não supera a variação da inflação do ano passado, sendo o salário mínimo estabelecido em R$ 1.302. Agora veja em primeira mão como ficou o calendário de pagamento do Piso Salarial:

A proposta do atual governo é de aumento acima da taxa real de inflação.

A priori, o valor proposto pela PEC da Transição e aprovado pelo Congresso foi de R$ 1.320. Porém, para que o valor seja formalizado, Lula deve sancionar a medida o que ainda não aconteceu. O presidente se reuniu com os ministros do Trabalho e da Fazenda para definir o aumento do piso salarial.

Os representantes sindicais foram ouvidos e seja como for, o governo federal deve decidir primordialmente sobre o reajuste deste ano e dos próximos três em janeiro.

Qual a lógica de mudança no INSS por causa do salário mínimo?

Os valores pagos aos aposentados, pensionistas e beneficiários da autarquia recebem o reajuste conforme o salário mínimo e por isso afeta a os valores. Antes de mais nada, o calendário do INSS divide os segurados em dois grupos: os que recebem até um salário mínimo e os que recebem mais que o salário mínimo nacional.

Como consequência os beneficiários que estão acostumados a receber o seguro pelo período de um mês devem consultar o calendário 2023 para saber se as datas de pagamento também modificaram de acordo com os novos valores. Antes de tudo, o pagamento dos primeiros vencimentos do ano da Segurança Social todavia começam a 25 de janeiro.

Quem tem direito ao complemento salarial em 2023?

Reverência mês de janeiro de 2023 (máximo de 1 salário mínimo):

  1. Benefício com final 1 – 25 de janeiro
  2. Benefício com final 2 – 26 de janeiro
  3. Benefício com final 3 – 27 de janeiro
  4. Benefício com final 4 – 30 de janeiro
  5. Benefício com final 5 – 31 de janeiro
  6. Benefício com final 6 – 01 de fevereiro
  7. Benefício com final 7 – 02 de fevereiro
  8. Benefício com final 8 – 03 de fevereiro
  9. Benefício com final 9 – 06 de fevereiro
  10. Benefício com final 0 – 07 de fevereiro

Reverência mês de janeiro de 2023 (mais de 1 salário mínimo):

  1. Benefício com final 1 e 6 – 1 de fevereiro
  2. Benefício com final 2 e 7 – 2 de fevereiro
  3. Benefício com final 3 e 8 – 3 de fevereiro
  4. Benefício com final 4 e 9 – 6 de fevereiro
  5. Benefício com final 5 e 0 – 7 de fevereiro

É importante lembrar que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários no Brasil. Esses benefícios todavia incluem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença e salário-maternidade.