no ,

INSS: gestão Lula pretende resolver filas de espera. Confira

INSS: gestão Lula pretende resolver fila de espera
INSS: gestão Lula pretende resolver fila de espera

Durante discurso de posse, ministro da previdência, Carlos Lupi, falou sobre fila do INSS – instituto nacional do seguro social. Assim sendo, o mesmo irá solicitar auxílio dos estados e municípios. Isso a fim de pôr fim na fila de espera pelos benefícios. Em suma, no decorrer da semana, o líder da pasta relatou aos jornalistas, que cerca de 1,3 milhão de cidadãos brasileiros se encontram na fila de espera do INSS. “Não me conformo em ver a humilhação que aposentados e pensionistas estão passando.”. Carlos Lupi. Durante cerimônia de posse, Lupi abordou principais pontos de seu ministério.

Por outro lado, o ministro comentou que pasta tem intenções de fornecer maior transparência durante processo de divulgação. Divulgação dos dados mensais de pensões. E de aposentadorias em pagamento. Também, aquelas que o INSS negou por alguma razão. Assim sendo, outro projeto que deverá se implementar em breve; diz respeito sobre desenvolvimento do cartão de identidade único. Isso para aposentados brasileiros. “Vou criar uma comissão quatripartite (sindicatos patronais, dos aposentados, do governo, centrais sindicais). Nós precisamos discutir com profundidade o que foi essa antirreforma. Nós queremos que toda arrecadação destinada constitucionalmente para a Previdência esteja no balanço da Previdência porque não é favor nenhum (…) O encargo do BPC (Benefício de Prestação Continuada) é do Orçamento, é do Tesouro Nacional. Colocam esse encargo na Previdência para dizer que ela é deficitária. Não contam o PIS, a Cofins, as contrapartidas dos bancos, se esquecem para levar a população à mentira. A Previdência não é deficitária.”. Palavras do ministro.

Como governo Lula encara fila de espera do INSS?

Dessa forma, Lupi ainda destacou que não existe nenhuma previsão de quando modificações deverão ocorrer. Pois antes de qualquer ação, ainda necessita de conversas com o ministro da fazenda, Fernando Haddad. E de planejamento, Simone Tebet. Por outro lado, fila de espera do INSS, ainda vem sendo problema mais grave. De acordo com dados recentes, solicitantes dos benefícios, já se encontram em quase 500 dias na fila de espera do INSS. Por exemplo, para aqueles que realizaram solicitação do recebimento do auxílio-reclusão. O tempo de espera pode chegar até aos 486 dias.

Dessa forma, como demonstram dados do instituto brasileiro de direito previdenciário – IBDP. Em suma, apesar de existir normas que regulamentam períodos de esperas dos solicitantes; na prática, quase nenhuma solicitação ao INSS; respeita ao prazo. Assim sendo, de acordo com grupo técnico de transição do governo Lula, atualmente, fila de espera da entidade, é de mais ou menos 5,5 milhões de cidadãos. Estes são aqueles que aguardam da liberação de algum benefício. Ou se encontram na fila de recursos. Isso após indeferimento das solicitações. 

Assim, mais ou menos 704.677, têm relação com pedidos para o benefício de prestação continuada – BPC. Além de mais ou menos 901.313, que são de salário maternidade. Além de 954.765 de aposentadorias por idade.