no , , , , , ,

INSS em Ação: Projeto ‘Previdência para Todos’ Beneficia Povos Indígenas e Quilombolas!

Iniciativa do INSS Atinge Povos Indígenas e Quilombolas
Iniciativa do INSS Atinge Povos Indígenas e Quilombolas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anuncia uma grande iniciativa em prol da inclusão social. Nomeado “Previdência para Todos”, o projeto visa levar serviços previdenciários a regiões de difícil acesso, com foco inicial na população indígena e quilombola do Nordeste brasileiro.

A cerimônia de lançamento ocorre hoje, em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas. A ideia central do programa é ampliar a cobertura previdenciária, oferecendo serviços de orientação, informação, canais remotos e consultas de benefícios a essas comunidades.

O que impulsionou a criação do projeto “Previdência para todos”?

Segundo o INSS, a necessidade de inclusão e proteção social de todos os brasileiros foi o gatilho para a criação do programa. Muitas desigualdades e dificuldades de acesso aos serviços e canais remotos ainda são realidade para os povos indígenas e quilombolas, e o projeto surge como uma alternativa a essa situação.

Como vai funcionar o projeto “Previdência para todos”?

Doze comunidades serão atendidas até dezembro deste ano em um projeto-piloto. As equipes de atendimento do INSS permanecerão dois dias em cada localidade, começando pelo Quilombo Leitão da Carapuça, nos dias 28 e 29 de agosto. Logo após, será a vez das aldeias dos indígenas Xukurus, de 30 a 31 do mesmo mês. A visita contará com presença de assistentes sociais e servidores de diferentes áreas para a realização dos serviços.

Com esse projeto, o INSS tem como objetivo aprimorar suas estratégias de atendimento, promovendo mais acessibilidade a diferentes grupos sociais. A expectativa é de que essa iniciativa não só beneficie o Nordeste, mas que possa se expandir por todo o Brasil, como afirma o superintendente regional do Nordeste, Rogério Souza.

Quilombo Leitão da Carapuça e Xukuru: quem são?

O Quilombo Leitão da Carapuça é a primeira comunidade que será contemplada pelo projeto. Localizada há 20 km de Afogados da Ingazeira, no estado de Pernambuco, a comunidade de aproximadamente 30 famílias, vive em uma área de muito verde, cercada pela Serra do Giz.

Já os Xukurus, uma etnia indígena com registros de existência datados do século XVI, estão distribuídos em quase 30 aldeias no município de Pesqueira. A etnia trabalha com o plantio de várias espécies e a criação de gado leiteiro e cabras, comercializando sua produção na feira de Pesqueira, aos sábados.