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INSS É Possível Reativar o Benefício BPC-LOAS? Confira

por que o bpc-loas pode ser suspenso?
por que o bpc-loas pode ser suspenso?

Aqui nessa matéria, existe o exemplo de um filho da leitora que parou de receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Todavia, ela não sabe o motivo, existem algumas medidas que ela pode tomar para solucionar o problema.

A primeira coisa a fazer é entrar em contato com o INSS por meio dos canais de atendimento disponíveis. Como a Central 135, o aplicativo Meu INSS ou o site do órgão. É importante ter em mãos os documentos pessoais do filho e também os documentos que comprovam a deficiência e a renda familiar.

O INSS irá avaliar a situação do benefício e, se for o caso, marcar uma nova avaliação médica e social para verificar se as condições de elegibilidade ainda estão presentes. Caso o benefício tenha sido suspenso indevidamente, o INSS irá restabelecê-lo e pagar as parcelas atrasadas.

Outra opção é procurar um advogado ou a Defensoria Pública para orientações e apoio jurídico. Eles podem ajudar a entender os motivos da suspensão do benefício e tomar as medidas necessárias para reverter a situação.

Em todo caso, é importante agir com rapidez para evitar prejuízos financeiros e garantir o acesso aos direitos previstos em lei.

Entenda o por que esse cidadão parou de receber

Nesse caso, o advogado recomenda que a leitora procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município para atualizar o cadastro e reativar o pagamento do benefício.

Ele também destaca que é importante manter os dados sempre atualizados no Cadastro Único para evitar possíveis interrupções no pagamento do BPC.

Além disso, se a leitora encontrar dificuldades para solucionar o problema, ela pode buscar o auxílio de um advogado especializado em Direito Previdenciário para orientá-la e defender seus direitos.

Por que o cadastro pode ser suspenso?

Além disso, é importante ressaltar que, caso haja alterações na situação socioeconômica da família, é necessário atualizar o Cadastro Único o mais rápido possível. Para que o benefício não seja suspenso ou cancelado posteriormente.

Dessa forma, é possível atualizar o Cadastro Único nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximas da sua residência.

Assim, também é possível fazer a atualização através do aplicativo de celular “Meu CadÚnico” ou pelo site do Ministério da Cidadania.

Benefício se reativa automaticamente?

É importante ressaltar que a atualização do Cadastro Único é uma responsabilidade da família beneficiária. E a falta de atualização pode acarretar na suspensão ou cancelamento do benefício.

Por isso, é importante manter as informações do Cadastro sempre atualizadas e verificar periodicamente se houve alguma mudança na situação da família que possa impactar no direito ao benefício.

Quem pode receber o BPC?

De fato, a inscrição no Cadastro Único é um requisito obrigatório para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Sobretudo, necessita que o beneficiário e sua família cadastrem-se com as informações atualizadas para que o benefício conceda-se e se mantenha.

Além disso, é importante ressaltar que o beneficiário também deve passar por avaliação médica e social no INSS para comprovar a condição de deficiência e a incapacidade de participar plenamente na sociedade.

Como fazer a solicitação do BPC?

“O requerimento do BPC pode ser realizado nos canais de atendimento do INSS – pelo telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo). Pelo site, pelo aplicativo de celular “Meu INSS” e também nas agências da Previdência Social” pode ser reescrito como:

O pedido do Benefício de Prestação Continuada pode ser feito através de diversos canais de atendimento disponibilizados pelo INSS, incluindo o telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo), o site, o aplicativo “Meu INSS” para celular e também nas agências da Previdência Social.