Uma das principais dúvidas que muitos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm atualmente é sobre a possibilidade de enviar por e-mail os documentos necessários para dar entrada no pedido do seu benefício.
Todos(a) sabemos, que o envio dos documentos são uma etapa essencial do processo de liberação dos benefícios do INSS, como aposentadorias, pensões, entre outros.
É através deles, que o INSS verifica o histórico de contribuição do trabalhador/trabalhadora e a partir daí, decide se o segurado(a) está apto ou não a receber o benefício.
Portanto, para dissolver as dúvidas dos seus segurados sobre a possibilidade de enviar por e-mail os documentos do processo de solicitação do benefício, o INSS soltou um comunicado.
Vamos conferi-lo a seguir.
É possível enviar os documentos do INSS por e-mail?
Assim como muitos outros órgãos do governo, o INSS também passa por um processo de modernização e digitalização do seu sistema.
Tanto que, atualmente, é possível solicitar uma série de benefícios pela internet ou pelo aplicativo da Instituição.
Dessa forma, muitos dos serviços do INSS, são feitos pelo próprio celular do segurado, ou seja, não há necessidade do trabalhador comparecer fisicamente em uma agência da órgão.
Até mesmo a perícia médica, em alguns casos, pode ser feita pela internet, sem o comparecimento presencial do trabalhador(a).
Contudo, a questão é se é possível enviar todos os documentos ao INSS, pelo e-mail, ou seja, digitalizados.
E a resposta é não! Não é possível enviar todos os documentos para a liberação do seu benefício junto ao INSS, por e-mail.
Essa não é a primeira vez que o INSS se manifesta sobre a questão.
Contudo, a solicitação pode ser feita pela internet, através do aplicativo Meu INSS (Android e iOS).
Após o segurado solicitar o benefício, o próprio aplicativo vai informar quais são os documentos necessários para serem entregues presencialmente ao órgão.
De acordo com o próprio INSS, trata-se de uma questão de segurança.
Problemas com o aplicativo? Veja como resolver
Ademais, o próprio aplicativo do INSS possui um chat através do qual é possível tirar todas as dúvidas em relação aos documentos exigidos pelo INSS.
Outro canal por onde é possível tirar as dúvidas é o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), através do número de telefone 135.
Atualmente, muitos procedimentos do INSS podem ser feitos de forma 100% digital. Como exemplo, a Prova de Vida, que mudou neste ano.
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