O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é órgão responsável pela gestão dos benefícios relacionados a Previdência Social e também dos programas sociais do governo de federal e para alegria dos segurados da autarquia, as datas de pagamento de setembro já foram divulgadas.
Atualmente o INSS possui cerca de 36 milhões de pessoas que recebem o pagamento mensal, sejam elas contribuintes ou não.
Portanto, se você faz parte desses milhões de brasileiros que estão ansiosos para saber quando pagamento de setembro da sua aposentaria ou pensão do INSS vai cair na sua conta, leia o texto a seguir.
Calendário de pagamento de setembro do INSS
De acordo com o cronograma que o INSS divulgou com as datas de pagamento de setembro, os depósitos começam a ser feitos a partir do dia 25 e finalizados no dia 06 de outubro.
Como é de costume, foram divulgados dois calendários, um para quem recebe a até um salário mínimo e outra para que recebe acima do piso.
Conforme determinação do INSS, a ordem de pagamento tem como referência o penúltimo algarismo do número do benefício.
Até um salário
Primeiramente, deverão receber os pagamentos aqueles que têm acesso ao benefício no valor máximo de um piso salarial. Confira:
- 25 de setembro: NIS terminado em 1;
- 26 de setembro: NIS terminado em 2;
- 27 de setembro: NIS terminado em 3;
- 28 de setembro: NIS terminado em 4;
- 29 de setembro: NIS terminado em 5;
- 02 de outubro: NIS terminado em 6;
- 03 de outubro: NIS terminado em 7;
- 04 de outubro: NIS terminado em 8;
- 05 de outubro: NIS terminado em 9;
- 06 de outubro: NIS terminado em 0.
Mais de um salário
Por fim, devem receber o pagamento aqueles que recebem, mesmo que poucos reais, valores acima do piso salarial federal.
Veja:
- 02 de outubro: NIS terminado em 1 e 6;
- 03 de outubro: NIS terminado em 2 e 7;
- 04 de outubro: NIS terminado em 3 e 8;
- 05 de outubro: NIS terminado em 4 e 9;
- 06 de outubro: NIS terminado em 5 e 0.
Como consultar o benefício
Os segurados do INSS podem conferir todos os detalhes a cerca dos benefícios da autarquia através do portal do Meu INSS.
Após acessar o site, faça o login com o número do seu CPF e senha do portal Gov.br.
Também é possível fazer a consulta através da Central de Atendimento pelo número 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Entretanto, caso você precise de uma consulta profissional, é possível consultar advogados especialistas ou técnicos de níveis superiores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou ainda através da Secretaria de Assistência Social do seu município de residência.