no

INSS: Benefícios do podem ser cancelados com o pente-fino?

INSS: Benefícios podem ser cancelados com o pente-fino?
INSS: Benefícios podem ser cancelados com o pente-fino?

Os beneficiários do INSS passam por um pente-fino para definir quem deve ou não continuar recebendo os valores. Verifique se você pode ser afetado.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) analisa regularmente os benefícios oferecidos aos segurados para evitar repasses irregulares e possíveis fraudes. Os segurados logo terão que passar por um novo pente-fino e correm o risco de cancelamento dos benefícios do INSS.

Quer saber quem está sendo investigado e o que pode acontecer com quem for pego? Portanto, continue no próximo artigo para ver todas as informações relevantes sobre o tema!

INSS: Prova de Vida MUDOU, tem que ir à AGÊNCIA?

Pente-fino do INSS pode levar ao cancelamento de benefícios?

De tempos em tempos, o INSS realiza um novo pente-fino como forma de evitar fraudes em benefícios que possam causar prejuízos ao governo federal. As primeiras inspeções começaram em novembro do ano passado e devem seguir até abril de 2023.

Vale lembrar que os benefícios do INSS que serão analisados ​​e passíveis de cancelamento abrangerão todos os benefícios relativos à previdência social, ou seja, previdenciários, pensões e assistenciais. Para acessá-los, os segurados devem fazer contribuições mensais à agência e pagar uma parcela do salário como forma de garantir benefícios no futuro. Para quem, por exemplo, recebe pagamentos não autorizados, as parcelas devem ser canceladas em breve.

Milhares de beneficiários que passam pela análise, neste caso, em caso de concessão de pensão por invalidez, como pensão por invalidez e licença médica, conforme você verá a seguir, terão que aguardar perícias, inclusive médicas.

SAIBA quem está na mira da análise?

A licença médica é concedida aos segurados que estão temporariamente impossibilitados de realizar seu trabalho, mas podem retornar ao trabalho após um determinado período. Inclusive o fato de poder ser uma porta de entrada para a atribuição de uma pensão por invalidez, que é paga a quem já não pode regressar ao trabalho, ou mesmo ser transferido para outra área.

Dessa forma, quem teve acesso a essa modalidade, mas continuou trabalhando depois terá seu benefício cassado em razão da fraude apresentada. Isso significa que, nesta fase, os beneficiários que recebem esta assistência serão submetidos a novos exames médicos e, caso seja constatado que podem retornar ou já retornaram ao serviço remunerado, perderão o acesso à pensão.

Além disso, vale destacar que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também estão na mira da análise. Embora não seja uma pensão ou previdência social (pois não exige contribuição previdenciária), é um benefício assistencial pago pelo INSS.

Como o BPC é concedido a idosos, mas também a pessoas com deficiência em situação de baixa renda, é necessário exame médico para verificar se o beneficiário reúne as condições para receber o pagamento. Observe que neste caso também é importante manter os cadastros do CadÚnico atualizados para que você possa continuar acessando o BPC.