no , ,

INSS: Benefícios atrasados vão poder ser pagos com INPC e juros de mora

INSS Noticias sobre beneficios atrasados
INSS Noticias sobre beneficios atrasados

O Projeto de Lei (PL) 2753/22 de autoria do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS), prevê a correção pela inflação mais juros de mora nos casos de atraso no pagamento de benefícios pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A PL 2753/22 atualmente encontra-se em análise na Câmara dos Deputados.

De acordo com a PL as parcelas atrasadas devem ser atualizadas pela variação mensal acumulada do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Assim como, continua o texto da PL, os juros de mora deverão ser semelhantes aos cobrados dos contribuintes em atraso com o RGPS (Regime Geral de Previdência Social).

“O projeto visa superar lacuna legal e garantir critério mais equânime e justo na atualização monetária e nos juros de mora dos benefícios previdenciários”, declarou o deputado Pompeo de Mattos.

Correção dos benefícios em atraso

Ainda de acordo com Mattos, na origem a Lei de Benefícios da Previdência Social previa a correção dos benefícios em atraso pelo INPC.

Contudo, em 1994 essa determinação anulada..

Assim, atualmente o Regulamento da Previdência Social prevê a atualização pelo índice de reajuste dos benefícios do RGPS.

Tramitação

Por fim, o projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação.

Posteriormente segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da câmara dos deputados.

O INSS

O INSS foi fundando com base no Decreto nº 99 350 de 27 de junho de 1990.

Através da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS), com o Instituto Nacional de Previdência Social

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social, responsável pelo pagamento de aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e outros benefícios, pertencentes ao núcleo das Atividades Exclusivas de Estado, para aqueles que adquirirem o direito a estes benefícios segundo o previsto pela lei.

O INSS trabalha junto à Dataprev, empresa de tecnologia que faz o processamento de todos os dados da Previdência.

Além do regime geral, os estados e municípios podem instituir os seus regimes próprios financiados por contribuições específicas.

Para mais notícias sobre o INSS, clique aqui.