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INSS: Atendimento CENTRAL 135 Veja Como Utilizar Essa Função

atendimento 135 no inss veja como utilizar
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A central telefônica 135 do INSS é responsável por oferecer diversos serviços aos segurados, incluindo consultas sobre benefícios previdenciários, resultados de perícias, datas e locais de pagamento de aposentadorias e pensões.

Com três bases de atendimento localizadas em Pernambuco e Bahia, o call center conta com 5,6 mil profissionais para atender cerca de 8 milhões de chamadas por mês. As ligações são gratuitas para telefones fixos e há planos para implementar a gratuidade também para chamadas de celulares.

Os dez serviços mais buscados no 135 incluem informações sobre pagamento de benefícios, agendamento de perícias médicas e orientações para o processamento de pedidos. Além dos atendentes, a central também oferece atendimento eletrônico.

1.Informações dos pagamentos dos benefícios

Muitas das perguntas frequentes dos segurados do INSS se referem ao pagamento do benefício, incluindo a data e o banco em que os valores serão depositados, como alterar o local de pagamento e entender os motivos de um possível bloqueio. Para obter essas informações por meio da central 135, o segurado deve fornecer a data de nascimento, escolher o nome ou sobrenome da mãe ou o seu próprio, dentre as opções fornecidas pelo sistema, e informar o número do benefício.

Normalmente, o benefício é pago em uma conta-corrente em nome do segurado, com direito a um cartão de débito. Se desejar, o beneficiário pode alterar o banco onde o benefício será depositado.

No caso de recebimento por meio de cartão magnético (sem conta-corrente), o saque do benefício deve ser feito dentro de um prazo, geralmente até o final do mês seguinte ao crédito (cerca de 60 dias). Se não for sacado dentro desse prazo, o valor é devolvido ao INSS.

2.Dúvidas e orientações

De acordo com o INSS, o segundo serviço mais procurado pelos segurados é o pedido de esclarecimento de dúvidas e orientações. Entre as dúvidas mais comuns estão informações sobre os endereços das agências e horários de funcionamento. Para solicitar esse tipo de atendimento, o usuário pode selecionar a opção 3 do menu principal, que se refere a “Outros serviços”. E em seguida escolher a opção 5 para “Orientações”. O menu automático oferece opções como informações sobre o aplicativo Meu INSS, contribuição ao INSS, benefício assistencial, auxílio-doença, pensão por morte, salário-maternidade, auxílio-reclusão e empréstimos ou consignações no benefício. Outra opção é selecionar a opção 5 do menu inicial para falar diretamente com um atendente.

3.Situação de andamento do pedido

Após solicitar um benefício ao INSS, o segurado pode verificar o andamento do processo através da central 135, sem precisar falar com um atendente. O sistema eletrônico fornece a informação desejada.

Para verificar o andamento do pedido, basta selecionar a opção 3 do menu principal (outros serviços) e depois escolher a opção 1. Em seguida, informe a data de nascimento e selecione o nome ou sobrenome correto a partir das opções oferecidas pelo sistema. Em alguns casos, é necessário confirmar o nome ou sobrenome da mãe ou o próprio nome ou sobrenome. Selecione o número correspondente à opção correta.

É recomendável que o segurado acompanhe regularmente o andamento de seu processo, já que ele pode ser objeto de exigência com prazo a ser cumprido.

4.Perícia

O terceiro serviço mais procurado do disque 135, segundo o INSS, está relacionado ao agendamento de exames médicos.

Para não perder a data marcada, basta ligar para a central de atendimento e pedir para falar com um atendente, escolhendo a opção 5 do menu inicial.

Além de consultar o horário e o dia do exame agendado, também é possível remarcá-lo.

No dia do exame, trazer todos os exames e o atestado/registro médico, legível e sem rasuras, emitido recentemente, com informações sobre a doença ou CID, bem como assinatura e carimbo do profissional (com registro do conselho de classe) .

5.Resposta da perícia

Após as 21h do dia em que a perícia médica foi realizada, o resultado da avaliação médica fica disponível para consulta. O documento contém o laudo do médico perito, o deferimento ou não do benefício e a justificativa dada para a decisão.

Para consultar o resultado através da central 135, basta escolher a opção 1, que corresponde a “Resultado de perícia médica”. Esta opção é a primeira a ser apresentada pelo sistema. Em seguida, o segurado deverá confirmar alguns dados pessoais, como a data de nascimento (digitar pausadamente), o nome ou sobrenome e o número do benefício.

Outra forma de acessar o resultado da perícia é através do Meu INSS.

6.Atendimento ágil

O atendimento simplificado é destinado a solicitações que são consideradas de baixa complexidade. Esses serviços incluem pedidos de alteração do local ou forma de pagamento do benefício, bloqueio de mensalidades cobradas por associações ou sindicatos e descontadas em folha, e empréstimos consignados.

Além disso, os segurados também podem solicitar benefícios especiais, como a pensão destinada aos portadores da síndrome da Talidomida e a pensão destinada a seringueiros e seus dependentes.

Na opção de atendimento simplificado, os segurados podem obter informações básicas sobre benefícios previdenciários e corrigir erros na Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT).

7.Dúvidas no App MEU INSS

De acordo com o INSS, um dos serviços mais procurados na central 135 é a solicitação de esclarecimentos sobre como utilizar o Meu INSS. Este sistema pode ser acessado por meio do site (meu.inss.gov.br) ou pelo aplicativo, que pode ser baixado em celulares ou tablets com sistema Android ou iOS.

Em ambos os casos, é necessário fazer login utilizando uma conta cadastrada no gov.br, uma plataforma criada pelo governo federal para unificar serviços.

No Meu INSS, é possível realizar solicitações de benefícios, consultar o andamento dos pedidos, verificar o calendário e o extrato de pagamentos. Depois, fazer inscrição no INSS e emitir a guia de pagamento (GPS), além de acessar o extrato de contribuição (CNIS), apresentar laudos para perícia, entrar com recursos contra decisões do INSS e realizar a prova de vida, entre outras funcionalidades.

8.Marcações da perícia

A perícia médica é um procedimento obrigatório para solicitações de auxílio-doença e aposentadoria por incapacidade permanente (antes conhecida como aposentadoria por invalidez). O médico perito é responsável por avaliar a capacidade do solicitante para o trabalho. Se o perito considerar que a pessoa é capaz de trabalhar, mesmo com uma doença, o benefício pode ser negado.

Recentemente, o INSS implementou o requerimento de benefício sem a necessidade de perícia, somente com a apresentação de documentos, com o objetivo de reduzir a fila de espera. No entanto, o médico perito ainda pode solicitar uma avaliação presencial. Nesse caso, cabe ao segurado marcar o agendamento.

Para agendar a perícia médica na central 135, o segurado deve selecionar a opção 5, “Falar com um atendente”. É necessário ter em mãos informações pessoais, como o número do CPF e a data do último dia trabalhado. Em alguns casos, o número da carteira de identidade também pode ser solicitado.

9.Salário maternidade

O valor atual do salário-maternidade é de R$ 1.100,00, correspondente ao salário mínimo nacional. O benefício solicita-se até 180 dias após o parto ou a adoção, ou a partir da data da decisão judicial no caso de guarda para adoção.

Dessa forma, é importante ressaltar que o prazo para concessão do benefício pode variar de acordo com a análise de cada caso pelo INSS.

10.Entrega dos documentos

O cumprimento de exigência consiste na entrega de documentos complementares ao INSS para comprovar um determinado direito e permitir a conclusão de um requerimento, como a solicitação de aposentadoria, pensão ou auxílio. Embora seja possível enviar os documentos virtualmente por meio do aplicativo ou do portal Meu INSS, muitas pessoas não têm acesso à tecnologia, principalmente em regiões mais distantes do país.

Nesses casos, o requerente pode apresentar os documentos presencialmente, mas é necessário agendar a ida até uma agência da Previdência Social, o que pode ser feito pela central 135.

Outras informações

Além disso, a central 135 também fornece informações sobre regras e procedimentos previdenciários. Como aposentadorias por idade, tempo de contribuição e por invalidez, além de esclarecimentos sobre os direitos dos segurados e seus dependentes.

O atendimento também realiza-se em Libras (Língua Brasileira de Sinais), por meio de videochamada com um intérprete. É importante ressaltar que o atendimento telefônico é gratuito e que o INSS não entra em contato com os segurados por telefone para oferecer empréstimos ou realizar qualquer tipo de cobrança.