no , , , ,

INSS anuncia pagamento extra para beneficiários: Saiba se você está incluído e como verificar

INSS Anuncia Pagamento Extra por Decisão Judicial
INSS Anuncia Pagamento Extra por Decisão Judicial

No âmbito da Previdência Social, uma notícia traz esperança para um significativo número de brasileiros. Um pagamento extra, administrado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), será realizado para um amplo grupo de pessoas. Este valor vêm como resultado de uma ação coordenada pelo CJF (Conselho da Justiça Federal), que no final de julho iniciou uma liberação de recursos financeiros considerável para os aposentados.

A natureza deste pagamento está relacionada a todos aqueles que obtiveram a concessão ou revisão do benefício através de processo judicial. Com essa ação, o montante de cerca de R$ 1,8 bilhão será direcionado para o pagamento de valores atrasados desses segurados do INSS, de acordo com a plataforma de notícias “Catraca Livre”.

Quem são os beneficiários deste pagamento extra do INSS?

Mas quem pode se beneficiar deste pagamento extra? Basicamente, os atuais segurados do INSS que levaram suas demandas para o ambiente jurídico e obtiveram sucesso, sem a chance de mais recursos a serem explorados. Estes casos estaria incluidos dentro dos processos que estejam dentro do limite máximo de 60 salários mínimos. Segundo as informações, seriam englobados 84.091 processos judiciais, afetando aproximadamente 109,403 segurados.

Como descobrir se sou um dos beneficiários?

Existem alguns critérios para qualificar quem são os beneficiários. Em primeiro lugar, as ordens de pagamento devem ter sido emitidas pelo juiz até o mês de junho de 2023. Em segundo lugar, os segurados do INSS que desejam verificar sua situação podem fazê-lo visitando o site do Tribunal Regional da região onde vivem. Os valores estão sendo liberados aos tribunais regionais onde os processos foram vencedores.

Como você pode consultar esses valores?

Para realizar a consulta dos valores, um segurado do INSS deve visitar o site do Tribunal Regional da sua área e procurar pela opção “Valor inscrito na proposta”. Após localizá-la, o segurado deve fornecer seu CPF para a identificação do processo. A proposta pode ser realizada também com o número da OAB do advogado responsável pelo processo judicial. Por fim, é importante sublinhar que a quantia a ser paga ao segurado pode sofrer alterações de acordo com as correções feitas na data de pagamento.