no , , ,

INSS: Adicional de 25% para APOSENTADOS Saiba Seus Direitos

veja como solicitar seu adicional
veja como solicitar seu adicional

Não muito conhecido, porém é um direito. Existe a possibilidade de solicitar um adicional de 25% em benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A autarquia federal é responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários, como pensões e aposentadorias, por exemplo. Assim, a aposentadoria por invalidez é um dos benefícios mais conhecidos. De fato, ela é destinada aos trabalhadores que possuem problemas de saúde ou doenças. 

Sobretudo, para que a aposentadoria por invalidez seja concedida, necessita passar por alguns procedimentos. Primeiramente é a famosa perícia médica. Vale ressaltar que este é o nome antigo do benefício. Depois que a Reforma da Previdência foi  aprovada em 2019, o pagamento passou a ser conhecido como Benefício por Incapacidade Permanente. Então, o adicional de 25% nos benefícios do INSS é exclusivo para quem recebe aposentadoria por invalidez. 

Saiba mais sobre o adicional de 25% do INSS

Primeiramente é importante entender, qual é a finalidade do adicional de 25%. Conforme já explicado anteriormente, esse bônus é concedido, apenas, para quem possui o Benefício por Incapacidade Permanente. A realidade é que muitas vezes, o segurado não consegue realizar as atividades do dia-a-dia sozinho, por conta de sua saúde. 

Portanto, é necessário que um profissional o acompanhe constantemente. Ele se torna dependente. Por isso que  a quantia extra é concedida. Ela pode ser usada para que o aposentado contrate os serviços de um ajudante ou cuidador, por exemplo. 

Quem pode solicitar:

  • Cegueira total;
  • Quando a pessoa perde, no mínimo, nove dedos da mão;
  • Paralisia de braços ou pernas;
  • Perda dos membros inferiores, sem a possibilidade de colocar uma prótese;
  • Quando o segurado perde uma mão ou os dois pés. Mesmo se for possível implementar uma prótese, o INSS libera o adicional nestas situações; 
  • Perda de um membro superior junto com a de um superior. Novamente, mesmo que a prótese seja possível, o INSS libera o adicional;
  • Quando o segurado tem suas faculdades mentais alteradas, com impactando na vida orgânica e social;
  • E por último, quando o beneficiário possui uma condição que se faz necessário o cuidado permanente em seu leito. 

Solicitação do adicional de 25%

Primeiro entre na plataforma ‘Meu INSS’, através deste link: https://meu.inss.gov.br/#/login. Depois, basta fazer login pelo CPF e procure pela opção ‘marcar perícia’. Se você ainda não tem cadastro, precisará criar. Além da versão web, é possível solicitar o adicional através dos aplicativos, que estão disponíveis na Apple Store (iPhone) ou Play Store (Android). 

Quem tem direito a solicitar a aposentadoria por invalidez?

Normalmente, as pessoas podem confundir o benefício com o Auxílio-doença, ou Benefício por Incapacidade Temporária. Ambos são  do INSS e destinados aos trabalhadores  que não conseguem   exercer atividade profissional, em decorrência de doença ou problemas de saúde.  

A aposentadoria por invalidez é concedida quando  o tempo de inatividade é permanente. O auxílio-doença, por sua vez, é destinado às pessoas que devem se ausentar  por mais de 15 dias.