no

Indústria de jogos em forte crescimento no Brasil

Indústria de jogos em forte crescimento no Brasil

A indústria de jogos brasileira está em constante evolução e seu crescimento é projetado para aumentar em 152% até 2022, de acordo com a pesquisa da Abragames. De fato os jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho descobriram que esse setor de indústria de jogos é um local adequado para iniciar sua carreira. Essa região também apresenta uma proposta profissional distinta, além de uma estimativa financeira: a receita estimada para 2023, segundo a NewZoo, é de US$ 200 bilhões em todo o mundo.

O universo dos esportes eletrônicos, indústria de jogos, tem chamado a atenção devido aos altos índices de ocorrência documentados nos últimos anos. Segundo a mais recente Pesquisa Game Brasil (PGB), o interesse do público por jogos eletrônicos é de 74,5% no país. O isolamento causado pela pandemia levou a um aumento nessa área, segundo dados do PGB, em 2021, 75,8% dos gamers no Brasil afirmaram que começaram a jogar nessa época.

Relatórios sobre a indústria de jogos

O relatório recente da Newzoo afirma que a indústria de jogos mundial, em síntese de eSports, fatura mais de US$ 175,8 bilhões por ano. Esses dados são pontuais, conforme indicado pela própria indústria.

Rogério Felix afirma que a procura por seus serviços educacionais relacionados ao desenvolvimento de games aumenta cada vez mais na indústria de jogos.

“Mesmo com a pandemia, que foi um momento de muitas incertezas, o setor conseguiu se desenvolver em um panorama muito positivo em todo o mundo”. É normal os jovens iniciarem nos games jogando e ter o interesse em saber como tudo funciona vem naturalmente com o tempo. É interessante, nas capacitações acadêmicas e escolares, os alunos viverem na prática tudo o que criam”.

Sem dúvida, trabalhar como profissional na indústria de jogos exige uma dedicação excepcional. Sendo assim, muitos jovens hoje desejam trabalhar nesta área graças à sua capacidade de projetar, criar e implantar jogos para múltiplas plataformas – incluindo computadores, dispositivos móveis, consoles e internet. Para o diretor acadêmico, “É fundamental para quem tem o desejo de ser um desenvolvedor completo, saber investir seu tempo nas especializações”.

“Essa é a consequência positiva deles já terem nascido em um mundo totalmente digital. Buscar na tecnologia as soluções para os problemas vividos tanto dentro quanto fora do mundo virtual”, completa Rogério Félix.  

De fato o maior desenvolvimento da indústria de jogos ocorreu na época em que as pessoas estiveram socialmente isoladas. Isso faz com que uma nova geração se interesse em encontrar soluções para problemas reais e virtuais por meio da tecnologia.

Aliás, essas soluções são encontradas entrando em engenharia, medicina ou até mesmo técnicas de aprendizado 3D. Isso se deve ao fato de a profissão de desenvolvimento de games estar sendo estabelecida. A indústria de jogos tem crescido amplamente.