no , ,

Indisciplina no trabalho? O que consta na legislação?

Indisciplina no trabalho? O que consta na legislação?
Indisciplina no trabalho? O que consta na legislação?

Saiba o que é considerado indisciplina no trabalho, de acordo com o que consta na legislação.

A princípio, desobedecer às normas da instituição é caracterizado como indisciplina no trabalho.

Desse modo, na prática, o que seria um ato de indisciplina no trabalho? Quando um empregador realiza uma ordem de serviço geral ou coletiva e um colaborador não a cumpre, é considerada infração disciplinar.

Vale destacar, que isso ocorre no momento em que o indivíduo não executa uma ou mais regras internas descritas pela instituição, ou deixa de cumprir tarefas relacionadas a seu cargo.

Exemplos de indisciplina no trabalho:

  • colaboradores que não utilizam uniformes da instituição; 
  • colaboradores fumando em locais proibidos; 
  • colaboradores que se recusam a assinar horários, etc.

Comportamentos que podem levar à demissão

Não cumprir os prazos repetidamente

É normal que um colaborador ruim pratique a indisciplina no trabalho e acabe perdendo o prazo de um projeto ou evento.

Além do mais, muitas das vezes apresenta uma série de justificativas ou até mesmo transfere a responsabilidade à estrutura da empresa pelos constantes atrasos ou aos colegas de profissão.

Dessa maneira, ao não assumir a responsabilidade pelos seus atos, fica evidente que os colaboradores estão desmotivados e não querem progredir na instituição.

Não aceitar às instruções

Desse modo, um funcionário rebelde que pratica indisciplina no trabalho, também tende a desrespeitar seu chefe, recusando-se a acatar as instruções para realizar uma tarefa.

Portanto, isso é extremamente arriscado para equipes de alto desempenho porque é constrangedor. Sendo assim, é necessário resolver esse problema o mais breve possível.

Destratar colegas de trabalho

É de fato, importante compreender que esse é um dos atributos que mais impacta em grupo, seja o desrespeito direcionado aos superiores ou colegas do mesmo nível.

Desta forma, esse comportamento pode se manifestar falando mal pelas costas, interrompendo reuniões ou até espalhando fofocas.

Sendo que, esta é uma situação constrangedora em um ambiente de trabalho, pois interfere no desempenho de todos os colaboradores.

Faltas constantes

Sendo assim, caracteriza-se por atrasos constantes ou férias curtas, um funcionário que não atende as exigências e não se importa com os resultados de sua ausência.

Ademais, aquele que comete indisciplina no trabalho e não cumpre a sua carga horário de forma efetiva.

O que diz a lei sobre indisciplina no trabalho?

Por fim, para que uma empresa consiga agir em caso de indisciplina no trabalho, é importante que o Departamento de Recursos Humanos da instituição entenda as previsões da lei quanto ao assunto.

Ou seja, é necessário entender que as atitudes de indisciplina constam na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e que constituem motivos dentro da lei para o colaborador rescindir o vinculo empregatício.