no , , ,

Lula vai trazer imposto sindical?

Lula vai trazer imposto sindical?
Lula vai trazer imposto sindical?

Lula vai trazer imposto sindical de volta em 2023? Até a Reforma Trabalhista de 2017, a contribuição sindical existia. E ela também era chamada de imposto sindical. Pois era feita obrigatoriamente todos os anos por todos os trabalhadores com carteira assinada e que seguiam a respectiva Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). 

Lula vai trazer imposto sindical de volta em 2023? O imposto existiu por muito tempo. Porém, com a aprovação da reforma, toda essa regra mudou. Pois a contribuição deixou de ser obrigatória e passou a se tornar algo opcional. E esses trabalhadores que quiserem continuar contribuindo com o seu sindicato precisam avisar os seus contratantes por escrito. 

Na última campanha eleitoral do Lula o tema voltou a ganhar força e chamar atenção. Assim, muito se especula e fala. Será que o novo governo está trabalhando para poder trazer o retorno do imposto sindical?

Lula realmente vai trazer o imposto sindical de volta ou não?

A carreira política do presidente Lula começou quando ele fazia parte dos sindicatos dos metalúrgicos. Então por isso é comum ouvir o seu nome sendo relacionado com os temas que tratam sobre os sindicatos.

A grande maioria da esquerda brasileira defende a ideia do retorno dos impostos sindicais para fortalecer os sindicatos. É evidente que com o fim da contribuição obrigatória os sindicatos perderam muita força. Situação que pode colocar em cheque muitas classes trabalhistas.

Além disso, um grupo de representantes de sindicatos se reuniu com os representantes do Ministério do Trabalho. E possuem o intuito de apresentar as demandas da categoria para discutir sobre a situação do trabalhador no Brasil. 

Porém, um dos temas abordados foi sobre as necessidades financeiras dos sindicatos e de que maneira eles poderiam conseguir mais recursos. E assim, surgiu novamente a possibilidade de trazer de volta o imposto sindical. O qual foi visto como uma das possíveis soluções para o problema mencionado.

Mas até esse momento, não houve nenhuma movimentação oficial dos agentes do governo para trazer de fato o retorno da contribuição. Aliás, o que aconteceu foi exatamente o contrário. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, foi enfático. Conforme ele, o imposto sindical obrigatório provavelmente não vai voltar. Marinho afirmou que a decisão leva em consideração toda a situação econômica do Brasil.