no , , ,

Imposto de Renda – Como ter 12% de desconto?

Imposto de Renda - Como ter 12% de desconto?
Imposto de Renda - Como ter 12% de desconto?

Os novos prazos o contribuinte declarar o imposto de renda está chegando, o que no geral acontece nos primeiros meses do ano. O contribuinte, pessoa física ou jurídica, paga uma porcentagem sua renda obtida no anterior ao governo. Porém algumas pessoas conseguem um desconto e outras são isentas desse tributo.

Entretanto, quem tem obrigação de declarar são os contribuintes que têm uma renda anual acima do limite de R$ 28.559,70, o valor aproximado de 1.903 mensais. A justificativa do pagamento do tributo é para aqueles que ganham mais contribuam para a qualidade de vida de toda a população.

Além disso, parte do valor coletado com o imposto é destinado à saúde, educação, programa de transferência de renda, segurança e serviços públicos. Assim como, o prazo para o contribuinte declarar é do início de março até o fim de abril. Contudo, o procedimento é realizado por meio do Programa Gerador da Declaração, disponível no aplicativo Meu Imposto de Renda e no site da Receita Federal.

Imposto de renda – E o desconto de 12%

Quem contrata o plano da previdência privada conhecido como PGBL consegue deduzir em até 12% o desconto do Imposto de Renda. Porém esse tipo é mais indicado para contribuintes que realizam a declaração completa. Além disso é que o contribuinte consegue durante a fase de acumulação diminuir o financiamento feito da renda tributável ao ano.

Contudo o PGBL(Plano Gerador de Benefício Livre) é indicado para contribuintes na faixa etária entre 30 e 50 anos no auge da carreira e que possui uma renda e um patrimônio de classe média-alta ou alta.

Ainda assim, quem opta pela declaração por imposto de renda simplificada esse tipo de investimento não vale a pena, pois cobra altas taxas e diminui a liquidez. Assim como ao final do plano o contribuinte irá pagará imposto de renda no resgate sobre tudo que acumulou.

PGBL – Como funciona esse plano da previdência privada

A princípio, o PGBL é um plano da previdência privada que tem suas contribuições aplicadas em cota de fundos de investimentos. Ou seja, através de aplicações periódicas ocorrerá acumulação de recursos Após isso, esse plano proporciona aos investidores uma renda mensal, que será vitalícia, por meio de pagamento único ou por um período determinado. É uma opção para quem não está satisfeito com as regras da previdência pública, e na sua aposentadoria sonha em somar uma renda extra. Nesse sentido, a previdência privada também serve para que deseja alcançar outros objetivos como os benefícios fiscais do plano.