no , ,

Imposto de Renda 2023 Veja Algumas Dicas Para Pagar Menos

É POSSIVEL PAGAR MENOS NO IR ?
É POSSIVEL PAGAR MENOS NO IR ?

Começou na última quarta-feira (15),oficialmente o período para a declaração do Imposto de Renda (IR), o que traz alegria para aqueles que buscam receber a restituição.

Porém, para outros, a data pode ser uma verdadeira fonte de ansiedade, já que precisam pagar tributos para a Receita Federal.

No entanto, há algumas maneiras pouco conhecidas de reduzir o valor pago durante a declaração. Com isso, é possível economizar dinheiro ou até mesmo aumentar o valor da restituição a receber.

Consigo reduzir meu imposto?

Uma das principais estratégias para pagar menos impostos é utilizar os gastos com despesas médicas. Além disso, custos relacionados a hospitalizações, tratamentos odontológicos e cirurgias também podem ser deduzidos.

No entanto, é importante verificar as condições específicas junto à Receita Federal, já que a maioria dos gastos com saúde pode ser deduzida, exceto os gastos com medicamentos. Mesmo as medicações de uso contínuo não podem ser utilizadas para aumentar a dedução do Imposto de Renda.

Uma outra vantagem de incluir esses gastos na declaração é que não há limite máximo para a dedução, o que pode resultar em uma redução significativa do valor a ser pago. Entretanto, é fundamental que o contribuinte possua comprovantes e recibos que comprovem os tratamentos realizados durante o ano anterior.

Por fim, é importante destacar que tanto os serviços ou consultas utilizados pelo próprio contribuinte quanto pelos seus dependentes podem ser declarados.

Gastos com educação pode ser abatido na declaração do imposto?

Outra opção para reduzir o valor do Imposto de Renda é aproveitar os gastos com educação. De acordo com a Receita Federal, é possível deduzir despesas relacionadas ao ensino primário, fundamental, médio, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

Para incluir esses gastos na declaração, é necessário comprovar os valores por meio de recibos ou notas fiscais. Além disso, tanto as despesas do próprio contribuinte quanto as dos dependentes podem ser declaradas.