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iFood vai ficar mais barato?

iFood vai ficar mais barato?
iFood vai ficar mais barato?

No dia 8 de fevereiro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e iFood fizeram um acordo, onde terá uma ampliação da concorrência e diminuição de custos para os restaurantes. Assim, o consumidor será o maior beneficiado, pois terá mais escolhas com um valor mais barato nos apps de entrega.

Então, é previsto o encerramento dos contratos de exclusividade do aplicativo com redes de restaurantes. E o aplicativo também vai fornecer informações dos pedidos feitos na plataforma.

“Para estimular a competição e melhorar o acesso de outros aplicativos a esse setor, o TCC firmado com o iFood possui cláusulas que impedem ou limitam a exigência de exclusividade em contratos firmados pela plataforma com restaurantes parceiros” explica o Cade.

Problemas nos códigos do iFood

Hoje em dia, os restaurantes que são parceiros do iFood se encontram com dificuldades para acompanhar pedidos no delivery. De acordo com a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), isso acontece devido as informações que são disponibilizadas.

Além disso, os códigos de aplicativos não seguem nenhum padrão, e dificultando os restaurantes. E a Abrasel, diz que esta dificuldade acaba gerando um custo médio de 15% para os estabelecimentos. Dessa forma, a disponibilização do acesso a tais códigos do iFood vai melhorar o desenvolvimento de uma linguagem para o setor.

De acordo com a entidade que tem desenvolvido o Open Delivery, que tem o objetivo de ser uma linguagem única para melhorar a comunicação entre os aplicativos de delivery e os restaurantes. Dessa forma, facilitar a armazenagem dos dados de todos usuários e a organização da fila de pedidos.

Quem é beneficiado com isso?

Por fim, esta nova regra traz vários benefícios para empresas de delivery no Brasil, devido a redução de taxas cobradas pelos aplicativos. E traz uma concorrência mais saudável entre os aplicativos, beneficiado os consumidores.

Além disso, restaurantes de pequeno porte vão ser muito beneficiados com tais mudanças, pois acordos de exclusividade faz que grandes redes, que possuem mais de 30 restaurantes ganhem mais visibilidades no iFood, prejudicando os menores negócios.

E na hora que tais acordos pararem de existir, menores restaurantes vão ganhar mais notoriedade nas plataformas de delivery. Com o iFood tendo seis meses para implementar as mudanças que são previstas no acordo.