no , ,

Haddad aprova integração do Brasil com países da América do Sul

Haddad aprova integração do Brasil com países da América do Sul
Haddad aprova integração do Brasil com países da América do Sul

Haddad aprova integração do Brasil com países da América do Sul! O que esperar desse posicionamento político? O novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu durante esta 4ª feira (dia 18 de janeiro de 2023) uma integração de infraestrutura e financeira entre países da América Latina. O ministro também disse que o Mercosul está “abandonado” durante os últimos anos. E ainda alegou que deseja realizar a entrada das novas nações no bloco econômico. 

Fernando Haddad, o ministro da economia, disse que a região necessita focar nas pautas relacionadas à energia renovável para poder atrair mais investimento externo. Um grande exemplo disso é realizar a ligação da América Latina com a linha de transmissão. Assim será possível fomentar a energia limpa nessa região e também atrair investimento dos estrangeiros.

Haddad também quer trazer os países da América Latina para uma espécie de painel no Fórum Econômico Mundial. O qual fica localizado em Davos, na Suíça.

“Se nós não pensarmos em diversas novas formas de integração regional, nós vamos ter muita dificuldade de decolar”, afirmou o ministro Haddad ao comentar sobre os demais blocos econômicos globais. “Nós precisamos de uma grande integração que passa por infraestrutura, e também de acordos comerciais, para que a retomada do Mercosul consiga integração de muitos outros países.”

Haverá de fato uma integração geral?

Conforme o ministro, a energia limpa será uma forma de começar essa nova integração por possuir um grande potencial de atração de investimentos de origem internacional para a nossa região.

Esse painel “A Liderança na América Latina”, inclui muitos temas sobre as diversas visões de liderança política da região. Além disso, as políticas sociais e econômicas devem ser incluídas na pauta.

Durante a apresentação também estavam a própria chefe da agenda regional e América Latina; a Marisol Argueta de Barillas e também o Rodrigo Chaves Robles. Contaram com a presença do presidente da Costa Rica e do presidente da Colômbia. Além do presidente do Equador e também vice-presidente da República Dominicana.

O Ministro Fernando Haddad, defende que a região necessita focar mais nas pautas relacionadas à energia renovável pois acredita que assim poderá atrair muito mais investimentos externos. O principal exemplo dado está relacionado a ligação da América Latina com a linha de transmissão. Desse modo será possível criar energia limpa para essa região, além de atrair mais investimentos estrangeiros.