Após a devastação produzida por fortes chuvas durante o último final de semana, dias 18 e 19, que causou até o momento 49 mortes e centenas de feridos na cidade de São Sebastião, no litoral de São Paulo, o presidente Lula foi visitar a região e posteriormente anuncio um plano de ajuda e benefícios a população local.
As buscas pelos mortos e desaparecidos estão sendo realizadas por bombeiros, agentes da Defesa Civil, além dos próprios moradores.
Portanto, segundo anunciou Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, uma das medidas tomadas pelo governo será a antecipação do pagamento de todos os benefícios sociais pagos pelo governo aos moradores da região atingida pela chuva no litoral paulista.
De acordo com Dias, os moradores das regiões atingidas terão uma unificação dos benefícios de fevereiro e março, pagos no dia 20 de março.
Segundo o ministro publicou na sua rede social Twitter, ele já autorizou a antecipação dos pagamentos.
“Acabei de determinar a antecipação da data de pagamento dos benefícios sociais para famílias afetadas pelas enchentes em SP. Assim, o pagamento de março será unificado, feito no dia 20 para todos os beneficiados dos municípios atingidos e com decreto de emergência e calamidade”.
A ações para assistência pós resgate a população, vieram logo após a visita do presidente Lula e seu comitê de ministros, juntos o com governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a região atingida.
Dessa forma, após a visita foi possível ter uma dimensão mais precisa da situação e assim, traçar um plano ação conjunta, de acordo com a real dimensão do desastre.
O presidente prometeu habitação em locais seguros para os desabrigados e liberou R$ 430 milhões para as obras.
Benefício liberado para os moradores
Na segunda-feira (20), a Caixa Econômica Federal anunciou que o saque Calamidade do FGTS vai estar liberado para os moradores das cidades atingidas pelas chuvas no Litoral paulista.
Portanto, os moradores das seguintes cidades poderão aderir ao saque:
Guarujá
Bertioga
Caraguatatuba
Ilhabela
Ubatuba
São Sebastião
localidades que tiveram estado de calamidade pública decretado pelo governo federal.
Quanto ao valor disponibilizado para saque, está limitada ao valor máximo de R$ 6.220,00, isso para cada evento caracterizado como desastre natural.
Entretanto só pode ser realizada uma vez a cada 12 meses.
Minha Casa, Minha Vida
Por fim, em entrevista concedida CNN Brasil, o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), disse que o presidente Lula autorizou o programa Minha Casa, Minha Vida, priorize pessoas em áreas de risco.
“O presidente Lula tem orientado que o Minha Casa Minha Vida dê prioridade não só para pessoas em situação de rua, mas também a pessoas que moram em áreas de risco”.
Para mais notícias sobre o governo do presidente Lula, clique aqui.