no ,

Governo anuncia novo Pix Crédito? entenda a nova modalidade

Governo anuncia novo Pix Crédito? entenda a nova modalidade
Governo anuncia novo Pix Crédito? entenda a nova modalidade

Primeiramente, em um evento que acontecia com empresários, o Governo Federal anuncia o Pix Crédito. Esta forma de pagamento instantânea foi desenvolvida pelo Banco Central (BC) desde 2018, sendo lançado oficialmente em 2020. E acabou ficando entre os meios de pagamentos mais populares do Brasil, já ultrapassando a casa dos trilhões de reais.

Então, neste ano o Governo Federal tem planos para lançar o Pix Crédito. Esta modalidade é uma segunda etapa da criação do Pix. Com a equipe econômica de Paulo Guedes, ex-ministro da Economia, já estudava este modelo desde o final do ano passado.

Então, Fernando Haddad e Simone Tebet, ministros que estão integrando a atual equipe econômica do governo, tem planos para continuar esta mudança.

Continue lendo para entender mais detalhes dos planos do governo.

Entenda o que já se sabe sobre o Pix Crédito

Em 31 de janeiro, membros do alto escalão do Governo Federal estavam em um evento com empresários do setor financeiro. Com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, também nesta reunião. Que foi feita pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Lá também estava o presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico), e lá foram discutidas muitas pautas, incluindo a criação do Pix Crédito.

Antes de mais nada, esta nova modalidade tem o objetivo de atingir isso:

  • Desburocratizar o acesso ao crédito para empresas e pessoas físicas no país;
  • Garantir juros menores paras as pessoas;
  • Proteger as instituições financeira de calote;
  • Por fim, criar uma modalidade de pagamentos prática, assim como o Pix. 

Além disso, segundo dados da entidades de proteção ao crédito, 80% da população se encontra endividada. Diferente do senso comum, isso não é um problema individual. Pois o Brasil está passando por uma das piores crises, e está se refletindo na inadimplência das pessoas.

Por este motivo, políticas públicas a fim de combater o endividamento das pessoas são necessárias. E para o Haddad, a criação do Pix Crédito está entre elas.

Entretanto, o ministro ainda não deu muitos detalhes de como vai funcionar. E na reunião com os banqueiros, disse que tal ferramenta vai desburocratizar o acesso ao crédito em nosso país.

Assim, funcionando como uma ajuda dupla. Primeiramente, ela vai garantir taxas de juros menores para a população. Além disso, tem o intuito de proteger as instituições financeiras de qualquer calote. Com o Brasil sendo um dos piores países para se fazer empréstimo no momento.

Pois, muitas vezes os juros são considerados abusivos e acabam levando o endividamento da família.

Haddad ainda propões outras formas de acabar com a inadimplência do país

Por fim, fora o Pix Crédito, o atual ministro da fazenda anuncia outros programas de redução da inadimplência. Com um deles sendo o Desenrola Brasil. E seu público-alvo sendo famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, recebendo até R$ 2,4 mil por mês.

E dentro deste programa, elas vão poder renegociar suas dívidas com até 90%. Estima-se que várias pessoas contrataram o crédito consignado do Auxílio Brasil podem aderir a este novo programa.

Por ora, é preciso aguardar novas informações que vão ser divulgadas pelo Governo Federal.