no

Governador fala com Lula sobre privatizar Porto de Santos

Governador fala com Lula sobre privatizar Porto de Santos
Governador fala com Lula sobre privatizar Porto de Santos

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reuniu-se com o presidente Lula para discutir a privatização do porto de Santos. Verifique novamente.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reuniu-se na última quarta-feira (11) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir a privatização do Porto de Santos, o maior da América Latina.

Segundo fontes próximas a Tarcísio, o presidente disse não ter “dogmas” sobre a privatização do porto.

No entanto, ele quer avaliar a situação antes de tomar qualquer decisão. No entanto, o governador disse estar aberto a novos processos de privatizações na região portuária de Santos.

Sem privatização? Lula já revoga o processo de estatais

Abertura de diálogo sobre Privatização

O encontro, organizado pelo ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha, faz parte de uma tentativa de aproximar o Executivo dos gestores estaduais ligados a Bolsonaro.

Na terça-feira (10/10), Lula recebeu em seu gabinete o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, também eleito na onda de Bolsonaro.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, estava convencido no início da semana de que participaria do ato pró-democracia e iria ao lado dos representantes dos poderes contra os atos criminosos registrados no Brasil.

Melo se destacou na defesa do governo Bolsonaro durante a CPI da pandemia e venceu em um estado onde o ex-presidente conquistou mais de 65% dos eleitores.

A expectativa é que os líderes tenham outro encontro com Lula no dia 27 de janeiro, também no Palácio do Planalto.

Investimentos privados

Diante disso, Tarcísio foi ministro da Infraestrutura do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e nessa qualidade defendeu a privatização do porto.

Assim, após tomar posse como governador de São Paulo, disse que “não desistiria” da privatização que seguiria o modelo de privatização da Eletrobrás.

Assim, a proposta de Freitas estima investimentos privados de pelo menos R$ 30 bilhões. Além disso, o controle do Porto será transferido para o vencedor do leilão.

Encontro de Lula com governadores

Em suma, o governador e o chefe do Executivo se reuniram após reunião com os 27 governadores que lidaram com os ataques em Brasília na última segunda-feira (9. Tarcísio é, portanto, o primeiro líder próximo a Bolsonaro a ter um encontro exclusivo com Lula.

Lula publicou o encontro com o governador em suas redes sociais. “Eu disse na campanha que respeitaria todos os governadores e trabalharia com eles pelo bem do Brasil. Isso é o que fazemos”.

Instauração de privatização

Embora a privatização tenha sido aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o projeto foi adiado para dezembro de 2022.

Porém, após a posse de Lula, o processo de privatizações ficou incerto, pois o PT defende um estado maior, ou menos privatizações. e maior participação do Estado na economia.

Por fim, além de Lula e Tarcísio, o secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo Gilberto Kassab (PSD) e os ministros Alexandre Padilha (PT) das Relações Institucionais e Rui Costa (PT) da Casa Civil.