Pode até ser que você não saiba, mas o setor automobilístico está entre os pioneiros no desenvolvimento de novas tecnologias para adequação aos valores e princípios de responsabilidade ambiental e sustentável.
Dessa forma, o foco do setor automobilístico no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis é cada vez maior.
Sendo assim, o caminho da sustentabilidade é um caminho sem volta para a indústria automobilística.
Podemos citar como exemplo também os carros híbridos e elétricos.
Esses são alguns exemplos de uma nova realidade que o mundo passa, na qual a necessidade da produção de energia limpa é cada vez mais entendida pelo mundo capitalista.
Nesse sentido, atualmente é possível encontrar carros com vários componentes sustentáveis, inclusive os pneus.
A saber, a GoodYear está desenvolvendo um pneu feito de arroz e que é super-resistente e duradouro, podendo chegar a roda até 500 mil km.
Pneu de Arroz da GoodYears
No sentido do que falamos anteriormente sobre responsabilidade ambiental e sustentabilidade, a GoodYear, informou que até 2040 deixará de produzir pneus à base de petróleo.
Assim, até 2040 a empresa estadunidense de pneus deixará utilizar o petróleo na produção dos pneus, visto que o petróleo além de não ser renovável e um grande gerador de poluição.
E será o arroz a principal matéria-prima utilizada para substituir o petróleo na produção dos pneus.
A GoodYear, a fim de desenvolveu novos pneus inteligentes e sustentáveis, está fabricando pneus de arroz que podem rodar mais que o dobro dos pneus mais modernos atualmente.
Eagle GO – Pneu inteligente e sustentável
Segundo informações, o suposto nome do novo pneu feito de arroz da GoodYear é Eagle GO.
No entanto, o Eagle Go ainda terá uma pequena quantidade petróleo, mas a grande maioria da sua composição é o arroz.
De acordo com a GoodYear, os pneus maior modernos e resistentes de hoje rodam cerca de 240 mil km.
Enquanto que o Eagle Go vai rodar cerca de 50 mil km
A banda de rodagem do novo pneu da Goodyear é feita de óleo de girassol e é a responsável por manter a estrutura aderente ao solo.
Além do óleo vegetal, ela também usa resina de pinheiro, borracha natural da árvore Havea brasiliensis e sílica de cinzas da casca de arroz.
Entenda como é possível um pneu durar tanto tempo
Sabe aquele processo de reaproveitamento do pneu chamado de recauchutagem de pneus?
Então, é um processo parecido com a recauchutagem que será utilizado para manter uma durabilidade tão alta dos pneus.
Assim, é possível trocar o revestimento do pneus até duas vezes.
A “primeira camada” suporta até cerca de 150 mil km, enquanto os pneus convencionais duram em média até 80 mil km no máximo.
Enfim, o Eagle Go deve chegar ao mercado até o ano de 2027.
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