no ,

Golpes financeiros aumentam drasticamente, segundo BC

Golpes financeiros aumentam drasticamente, segundo BC

Alerta! Golpes relacionados a contas bancárias dos brasileiros circulam nas redes sociais. De acordo com o Banco Central, os brasileiros estão em risco ao lidar com esse tipo de ação on-line. Recentemente, o Banco Central emitiu um alerta para informar seu público sobre os golpes financeiros e as medidas que eles podem tomar para se proteger. Neste artigo, você aprenderá de fato sobre os principais golpes, quais informações devem ser evitadas e como identificar e bloquear essas fraudes.

Algumas novidades sobre o SRV de fato já divulgadas pelo Banco Central. A partir da reabertura do sistema, os brasileiros poderão acessar informações relacionadas às contas. Nesse sentido, criminosos aproveitam disso para aplicar golpes financeiros.

O que são golpes financeiros?


Golpes financeiros são táticas fraudulentas usadas por hackers para acessar e roubar informações bancárias de usuários. Eles podem ser aplicados de várias maneiras diferentes, como por meio de sites maliciosos, phishing por e-mail, uso de software fraudulento, enganação ao usuário e uso de cartão de crédito em sites não seguros. Com as informações roubadas, os hackers podem acessar suas contas bancárias, transferir dinheiro para contas externas e realizar compras com o seu cartão de crédito.

Como o Banco Central está ajudando na prevenção dos golpes?


O Banco Central tem se empenhado em informar seu público sobre os golpes e as consequências desses fraudes. O banco oferece treinamento para seus funcionários e gerentes de conta sobre como identificar ções suspeitas e como lidar com esses incidentes. O BC também divulga informações sobre os procedimentos de segurança necessários para realizar ções bancárias seguras e identificar golpes financeiros. Outra ação é divulgar os tipos de golpes mais comuns no Brasil, para que as pessoas fiquem alertas e possam tomar as devidas precauções.

Como você pode se proteger dos golpes?


Há alguns passos que você pode tomar para se proteger dos golpes financeiros:

  1. Evite clicar em links de e-mails suspeitos ou informações confidenciais;
  2. Não compartilhe informações pessoais, como números de cartão de crédito, números de conta bancária ou senhas, através de e-mails ou redes sociais;
  3. Sempre que possível use uma VPN ou um navegador seguro quando realizar ações bancárias;
  4. Verifique se o site no qual você está realizando a ação possui certificado de segurança;
  5. Utilize senhas fortes e únicas para cada conta;
  6. Instale um bom antivírus e mantenha-o atualizado.

Os golpes financeiros são comuns


Os golpes financeiros são de fato uma grande ameaça, especialmente agora que grande parte da população brasileira está migrando para operações bancárias on-line.

Em suma, o Banco Central tem papel importante na orientação do público, informando-o sobre os principais golpes, seus mecanismos, consequências e medidas para prevenir esse problema. Aprenda, sobretudo, a se proteger ao seguir os passos acima e realize ações bancárias de forma segura.

Golpes relacionados a contas bancárias dos brasileiros circulam nas redes sociais e, assim, muito cuidado..