no , , , ,

FIQUE ATENTO! Carnaval Altera Pagamentos do Bolsa Família CONFIRA

carnaval muda datas dos pagamentos saiba mais
carnaval muda datas dos pagamentos saiba mais

Por conta do feriado do Carnaval, o pagamento do Bolsa Família exclusivamente este mês será antecipado. Os beneficiários do programa do Governo Federal recebem, geralmente, nas duas últimas semanas de cada mês. Porém, como em fevereiro, os bancos irão fechar na segunda e terça-feira, 20 e 21, o dinheiro já vai estar liberado a partir do dia 13.

Mesmo o carnaval não sendo considerado feriado nacional e, sim, ponto facultativo, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sempre emite um comunicado alertando sobre o fechamento das agências bancárias durante estes dias. Com isso, a Caixa já prevê a alteração de data de pagamento nestes casos.

Datas do Bolsa Família em fevereiro

Conforme foi divulgado o calendário oficial, o pagamento do Bolsa Família no mês de fevereiro também será por meio do número final do NIS. Veja:

  • NIS Final 1 – dia 13;
  • NIS Final 2 – dia 14;
  • NIS Final 3 – dia 15;
  • NIS Final 4 – dia 16;
  • NIS Final 5 – dia 17;
  • NIS Final 6 – dia 22;
  • NIS Final 7 – dia 23;
  • NIS Final 8 – dia 24;
  • NIS Final 9 – dia 27;
  • NIS Final 0 – dia 28.

Benefícios pagos em 2023

Por conta de uma Medida Provisória (MP) assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o valor do Bolsa Família se mantém em R$ 600 para 2023. Está previsto também o pagamento adicional de R$ 150 a mais por criança de até 6 anos, que deve iniciar em março.  

Sobretudo, os beneficiários continuam recebendo pelo mesmo cartão do antigo Programa Auxílio Brasil. O valor é depositado na poupança social digital Caixa Tem, aplicativo que pode ser baixado em smartphones com sistema Android ou IOS.

Sobretudo, algumas pessoas que recebem o Bolsa Família já possuem o cartão na função débito. Ao contrário, o cidadão pode sacar o dinheiro do benefício em casas lotéricas, caixas de autoatendimento ou correspondentes e agências da Caixa.

Recadastro do Bolsa Família 2023

Inicialmente, o recadastramento do Bolsa Família poderá ser necessário, uma vez que se observe mudanças no grupo beneficiário e também para confirmar se existem problemas em relação aos critérios para obter o repasse.

Durante o ano passado, no antigo governo, já havia informações sobre possibilidade de fraude nos cadastros, então houve o pedido de exclusão de 2,5 milhões de famílias do programa.

Contudo, a estimativa é de que até 10 milhões de famílias apresentem indícios de fraude ou desatualização nos seus registros. Sendo assim, existe ainda a necessidade de recadastramento do Bolsa Família, pois é preciso a correção de algumas falhas.

Portanto, caso você seja convocado, não significa que irá perder o beneficio ou que obteve o auxilio por meio de fraude, pois pode ser somente a necessidade de atualização do cadastro ou algum critério para manter o seu seguro.