no , ,

Fim do Saque-Aniversário – Vai acabar?

Fim do Saque-Aniversário - Vai acabar?
Fim do Saque-Aniversário - Vai acabar?

Fim do Saque-Aniversário! Ele vai acabar realmente? Febraban se posicionou contra fim do saque-aniversário! De acordo com a Federação, o fim do benefício poderia prejudicar severamente milhões de trabalhadores brasileiros em diversas escalas.

A FEBRABAN Federação Brasileira dos Bancos divulgou recentemente em uma nota que se posiciona de maneira completamente contrária ao fim do sistema do saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Nas entrevistas, o próprio Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que pretende acabar com o sistema durante o governo Lula.

“O modelo de saque-aniversário, além de ser uma importantíssima fonte de renda para milhares e milhares de trabalhadores brasileiros. Também oferece uma enorme oportunidade de giro no consumo para uma grande parte destes beneficiários. Os quais hoje se encontram limitados ao crédito. O mecanismo, portanto, tem uma importante participação. Como opção para muitos dos tomadores de crédito, tendo caráter voluntário. Ele é seguro e ainda por cima apresenta taxas mais acessíveis”, afirmou a Federação.

Saque FGTS aniversário vai acabar? Confira

O saque-aniversário é uma modalidade de depósito que foi criada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro do (PL). E a ideia é de permitir que o trabalhador opte pelo sistema caso ache mais vantajoso usar a quantia do seu dinheiro do Fundo de Garantia todos os anos no respectivo mês do seu aniversário E também pode ser usado nos dois meses seguintes.

Porém, ao optar pelo sistema de saque-aniversário, o indivíduo perde o direito de realizar o saque do seu FGTS nas condições extremas. Em situações como a do caso das demissões sem justa causa. Ou seja, nessa situação, o cidadão pode se complicar.

Ministro quer fim do saque-aniversário?

Nas entrevistas polêmicas recentes, o novo Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que a decisão de acabar com o saque-aniversário do FGTS não precisa acontecer sem um diálogo. Ele ressaltou que o tema ainda vai ser enviado ao Conselho Curador do Fundo de Garantia. Mas a situação causou um certo pânico em parte da população que pretendia permanecer com o saque aniversário.

“Nós iremos e vamos rever, nós vamos rever. O FGTS tem 2 objetivos, historicamente. O primeiro deles é estimular o fundo para investimento, que é o de habitação. E nós ainda criamos, eu criei, quando era ministro do Trabalho, o FI-FGTS. Para assim  financiar produção. E também projetos. Para gerar empregos para o crescimento. Para aumentar mais o Fundo e também beneficiar os cotistas”, afirmou ele.