no ,

Fila de espera do INSS passa de 500 mil para perícia: e agora?

Fila para perícia no INSS supera 500 mil contribuintes
Contribuintes do INSS esperam perícia em longa fila. Confira

Com números elevadíssimos, fila de espera do INSS passa de 500 mil para perícia.

Contribuintes da Previdência Social aguardam pela consulta de perícia médica para aprovação de benefício.

A fila é tão longa que já passa de 500 mil segurados que dependem do atendimento do perito.

Diante dessa situação desconfortável e, ao mesmo tempo, muito preocupante para os contribuintes, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), quer mobilizar os servidores para fazer um mutirão.

A proposta é conseguir reduzir o tempo de espera na fila para consulta com médico perito em no máximo 45 dias.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), apurou mais de 500 mil pessoas que fizeram pedido de perícia e estão aguardando por muito mais tempo do que o previsto.

Segundo o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), a fila vai diminuir com o mutirão, que deverá começar em 3 estados do Nordeste. Disse ele:

“Essa hoje é a minha maior fila. São mais de 500 mil que estão aguardando uma perícia. Esse mutirão começa em março e é para diminuir parte da fila”.

Segundo o ministro, iniciar o mutirão no Nordeste, não se trata de uma opção, nem sorteio, é por ser a região com maior número de pedidos nos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará.

Porém, todos os segurados, em todas as regiões do Brasil devem ser atendidas pelo mutirão que será realizado.

“Vai começar pelo tamanho da demanda, por onde está a maior fila. Sei que isso ocorre no Nordeste, na Bahia, no Ceará e em Pernambuco, os três estados mais graves“, disse Lupi. Ele afirmou que os maiores problemas estão no interior, “onde a perícia não está chegando por escassez de peritos”, explicou o ministro Carlos Lupi (PDT).

O governo espera que até dezembro deste ano (2023), as filas não ultrapassem 45 dias de espera.

Dúvidas dos segurados no INSS

Enquanto o atendimento não acontece, o contribuinte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pode ser obtido ligando para a central no número 135.

No mesmo número, o segurado pode agendar atendimento para dar entrada no pedido de aposentadoria.

Mas atenção, os beneficiários precisam ficar em alerta contra golpes e não fornecer informações de documentos, caso receba uma ligação, pois o INSS não entra em contato telefonando para os contribuintes.