O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) vai passar por uma mudança extremamente significativa, que vai colocar o Fundo na era do digital já a partir de janeiro de 2024.
O anúncio foi feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Portanto, a partir de janeiro de 2024, o governo vai lançar o FGTS Digital, que promete simplificar todos os procedimentos relacionados ao Fundo de Garantia.
Veja a seguir todas as novidades e o impacto da mudança para FGTS Digital.
FGTS fará mudança para o digital em 2024
O lançamento do FGTS Digital significa uma mudança no sentido da inovação e da acessibilidade tecnológica do acesso aos recursos do Fundo.
De acordo com o MTE, será uma verdadeira revolução para os trabalhadores, que vão poder acessar diversos sistemas por uma única plataforma.
Além da praticidade, o FGTS Digital vai garantir uma maior segurança e transparência nos pagamentos feitos pelos trabalhadores.
Um dos novos recursos que estão disponíveis é a individualização dos valores que cada trabalhador tem a receber. Assim, cada conta terá seu próprio registro e seus próprios cálculos.
Segundo o MTE, o processo de implementação do FGTS Digital para fase de teste teve início no mês de agosto, mas estará concluída apenas em janeiro de 2024.
Esse prazo será importante para que as empresas possam se familiarizar com a mudança para a plataforma do FGTS Digital.
Além disso, ainda houve uma integração com a plataforma e-Social para empresas do grupo 1 e a disponibilização do módulo de Procurações.
Posteriormente, em setembro, a integração com a plataform e-Social foi ampliada para os empregadores dos demais grupos.
A fase testes do FGTS Digital termina em novembro de 2023, marcando o início da mudança para o novo.
Nova plataforma em 2024
Como mencionamos anteriormente, a partir de 1º de janeiro de 2024, o FGTS Digital vai substituir os sistemas da Caixa Econômica que até então eram responsáveis pelo pagamento do fundo.
O objetivo da mudança é modernizar e facilitar a vida de empregadores e empregados no que diz respeito ao pagamento dos tributos trabalhistas.
Além de aumentar a transparência na arrecadação desses tributos, a mudança no FGTS também vai facilitar o acesso aos direitos dos trabalhadores.
Outros benefícios da mudança para o FGTS Dgital:
- Redução dos custos operacionais e tarifas
- Digitalização de serviços
- Melhorias tanto para os trabalhadores quanto para os empregadores.
Com isso, o governo pretende tornar criar uma nova relação do trabalhador com o seu próprio Fundo de Garantia, tornando essa relação mais prática e transparente.