no ,

FGTS Para Comprar Carro Já Está Disponível? Confira PL

FGTS Para Comprar Carro Está Disponível? Confira PL
FGTS Para Comprar Carro Está Disponível? Confira PL

O deputado federal Pedro Lucas Fernández (União-MA) apresentou a Lei nº 2.679/22, cujo objetivo é dar novo rumo ao saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Desse modo, o trabalhador que tiver dinheiro disponível no FGTS possa usá-lo para comprar um carro, independente de se tratar de 0km ou usado.

O saque do FGTS permite o acesso a tudo o que foi acumulado na conta durante o período de eventual desligamento sem justa causa, caracterizado como saque-rescisão. Contudo, também existem outras opções para ter acesso ao dinheiro de forma integral.

Entre eles, o FGTS pode ter seu uso para comprar uma casa, ou sacado caso prove que possui uma doença grave, e até em decorrência de um desastre natural. Agora, se aprovado, o PL pode trazer novas opções de utilização do fundo.

O empregador deposita 8% do salário total dos funcionários em sua conta do FGTS. Dessa forma, pode-se construir um equilíbrio, inicialmente utilizado como proteção financeira em caso de demissões. No entanto, pode tomar outros rumos conforme previsto pela Caixa Econômica Federal e Poder Público.

Caso o projeto obtenha aprovação, o dinheiro acumulado no FGTS poderá ajudar a comprar um carro novo. O deputado Pedro Lucas Fernandes ponderou que, além de garantir os sonhos dos cidadãos, também impulsionaria o mercado de automóveis.

PL que permite usar o FGTS comprar carro já foi aprovada?

O projeto que recomenda o uso do FGTS para comprar carros novos ou usados ​​ainda carece de análise final pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de CCJ (Constituição e Justiça e de Cidadania). Isso significa que há um longo processo até que o saldo do Fundo de Garantia receba uma nova destinação.

A proposta foi apresentada pela primeira vez em 2021. Atualmente, a Lei do FGTS só permite o uso de saldos em um número limitado de circunstâncias. Apesar da flexibilidade para os saques durante o governo anterior, os saques continuam limitados.

Quais situações liberam o dinheiro do FGTS?

Enquanto o PL para comprar carro não tem aprovação, confira quais são as formas de saque do FGTS e quanto pode sacar em cada situação:

  • Aposentadoria e a partir de 70 anos – Retiradas integrais;
  • Demissão sem justa causa – saque integral do FGTS e multa de 40% do Fundo acumulado durante a carteira assinada;
  • Rescisão por acordo – Disponibiliza-se 80% do saldo do fundo de garantia e 20% do saldo como indenização;
  • Desempregado há três anos – retiradas totais permitidas;
  • Compra de casa – pode usar valores do fundo para saldar a dívida à vista ou em prestações;
  • Falecimento do empregador ou falência da empresa – ambas permitem saques integrais;
  • Doença grave de trabalhadores ou familiares – saque permitido considerando doenças previstas em lei, como AIDS, câncer ou neoplasia maligna e doenças terminais;
  • Saque-Aniversário – Percentual do saldo sacado anualmente no mês de aniversário do funcionário;
  • Desastres Naturais – O governo federal pode permitir saques totais se o titular provar que a perda aconteceu devido a um desastre natural.