no

FGTS: Lula estipula prazo MÁXIMO para saque!

FGTS: Lula estipula prazo MÁXIMO para saque!
FGTS: Lula estipula prazo MÁXIMO para saque!

O saque-aniversário do FGTS pode estar chegando ao fim, e é por isso que milhares de brasileiros estão se empenhando para resgatá-lo antes que acabe.

No entanto o brasileiro foi surpreendido recentemente com a informação de que certa modalidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode acabar em breve. Por conta disso, quem tem direito ao valor está optando por ele agora, diante da perspectiva de perder o acesso.

Quer entender o que pode acontecer com a modalidade de fundo e como ela funciona? Continue aqui que vamos explicar os detalhes sobre esse tema, confira!

Saque Calamidade do FGTS é APROVADO; Confira!

CONFIRA! Saque-aniversário do FGTS vai acabar?

Segundo informações recentes do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a modalidade aniversário do FGTS deve ser suspensa em março. A informação foi confirmada em primeira mão na semana passada, após entrevista do chefe do departamento à GloboNews.

Apesar disso, a decisão não é necessariamente nova, como anteriormente citado por Marinho, tendo em vista a insatisfação com a modalidade em outros momentos. A previsão atual é que uma reunião com o Conselho Curador do FGTS seja realizada no dia 21 de março para discutir melhor essa possibilidade.

Entre os motivos da insatisfação da carteira está o gap que acredita existir nos valores do fundo. Como essa modalidade permite o saque de grande parte do dinheiro acumulado em contas vinculadas, é possível que com o tempo, devido ao número de saques, o brasileiro acabe sem dinheiro garantido no FGTS, que deveria ser usado em tempos de necessidade.

Além do Ministério do Trabalho, outro setor que tem demonstrado interesse em aderir à modalidade é o setor de instituições financeiras. Isso porque o saque-aniversário pode ser usado como garantia na contratação de empréstimos, como uma espécie de antecipação.

Entenda a modalidade

Além disso, está disponível a modalidade de saque aniversário por meio do FGTS a partir de 2020 para os trabalhadores que tenham saldo disponível em suas contas do fundo de previdência. Nesse caso, é possível acessar até 50% do saldo disponível, tanto em contas ativas quanto inativas.

Inicialmente, os valores são liberados no primeiro mês do aniversário do cidadão caso ele queira optar pela modalidade. Ao solicitá-los, o dinheiro ainda está disponível dois meses após a celebração do contrato, para que o segurado possa usá-lo da maneira mais vantajosa para o segurado.

Apesar das preocupações do governo federal, a modalidade de aniversário é bem recebida pelos funcionários. Isso porque eles veem como mais uma forma de ter acesso a recursos, por exemplo, para pagar contas acumuladas. No entanto, recorde-se que ao ter acesso ao mesmo, o cidadão perde o direito de resolução do contrato em caso de despedimento sem justa causa.

Isso significa que o cidadão dispensado do emprego não precisa ter garantia de renda pelo prazo de dois anos ao optar pela demissão por aniversário, quando é possível trocar a modalidade atual pela anterior.