no

FGTS: É possível sacar de um parente falecido?

FGTS: É possível sacar de um parente falecido?
FGTS: É possível sacar de um parente falecido?

Novas mudanças no FGTS: benefícios para os trabalhadores

O FGTS é direito de todo trabalhador com carteira assinada. Então, se ele morrer, quem fica com a quantia? Verifique abaixo!

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito dos trabalhadores que trabalham com carteira assinada. Assim, o empregador deposita mensalmente um valor correspondente a 8% do salário do empregado.

Por esse motivo, o FGTS pode ser retirado do trabalhador falecido por seus familiares. Em suma, assim como o Programa de Integração Social (PIS), o FGTS é uma espécie de legado que os trabalhadores deixam para suas famílias.

No entanto, há uma ordem de prioridade de recebimento.

Ordem de prioridade FGTS

Assim, a ordem de prioridades é a seguinte:

  • 1. Marido; companheiro a) em união estável;
  • 2. uma criança não emancipada com menos de 21 anos ou com deficiência;
  • 3. Pais;
  • 4. Irmão menor de 21 anos não emancipado ou com deficiência.

Portanto, o pedido deve seguir esta sequência. Porque na falta do primeiro grupo, o segundo fica com o direito e assim sucessivamente. No entanto, para sacar o FGTS de uma pessoa falecida, é necessário que haja saldo disponível na conta do trabalhador.

Além disso, caso os herdeiros do despacho acima não estejam cadastrados, terão que ingressar com um despacho judicial garantindo a comprovação do direito de sacar.

Dessa forma, será possível a cobrança de valores por meio de ordem judicial independentemente da existência de inventário feito pelo falecido.

Saiba como sacar o FGTS de um familiar falecido!

Resumindo, para sacar o FGTS de um familiar falecido, você deve se dirigir a uma das agências da Caixa Econômica Federal e apresentar os documentos abaixo:

  • Tomadas RG;
  • Número de inscrição PIS/PASEP/NIS do falecido;
  • Cartão de empregado do titular falecido;
  • Certidão de Nascimento ou RG e CPF dos dependentes menores;
  • Cópia autenticada das atas das reuniões que documentam a eleição, eventual recondução e cessação do mandato quando o falecido era administrador desempregado;
  • Declaração de dependentes que podem receber pensão fornecida pelo instituto oficial de previdência social, ou alvará judicial especificando os sucessores do trabalhador falecido.

Empréstimo para negativado usando o FGTS

Você sabia que é possível usar o FGTS para conseguir um empréstimo? Esse método, também chamado de Antecipação do Saque Aniversário, permite que até quem está negativado consiga um empréstimo nos bancos. Uma forma de fazer isso é utilizando seu empréstimo digital.

Seu Empréstimo Digital  é uma ferramenta fácil de usar e confiável. Por meio do site, você busca todas as opções de crédito disponíveis e o melhor cenário atualizado entre os 13 bancos parceiros.