A Farmácia Popular retorna nesse ano de 2023 com toda a força que um programa como esse merece e entre suas principais novidades está uma lista de 40 remédios gratuitos para milhões de brasileiros e brasileiras
Era uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o retorna da Farmácia Popular.
O programa havia sido extinto pelo ex presidente genocida Jair Bolsonaro (PL), que como vimos, até com a Farmácia Popular o cara deu fim.
Portanto, essa é uma iniciativa do Governo Lula para tornar mais acessíveis medicamentos essenciais para a população.
Quer saber tudo sobre o Farmácia Popular, inclusive quem tem direito a receber os 40 remédios gratuitos?
Pois vem com a gente!
Volta da Farmácia Popular garante 40 remédios gratuitos
Apesar desses 40 remédios disponibilizados pela Farmácia Popular serem gratuitos, existe um critério passa ter direito a essa gratuidade.
A saber, esse critério é ser beneficiário(a) do Bolsa Família.
Ou seja, basta ser beneficiário do Bolsa Família para ter acesso a uma lista de 40 remédios gratuitos disponíveis nas Farmácias Populares.
A Farmácia Popular do Brasil (PFPB) é um programa da Política Nacional de Assistência Farmacêutica do Governo Federal, criado em 13 de abril de 2004 pela Lei nº 10.858, durante o Governo Lula 1.
O programa é desenvolvido em parceria com prefeituras municipais do todo o país, com o objetivo de oferecer, através de estabelecimentos próprios ou de farmácias privadas credenciadas, medicamentos de uso comum com descontos de até 90%.
Atualmente, o Programa distribui essa medicações em duas categorias.
Uma categoria é a de medicamentos gratuitos, enquanto a outra é de medicamentos com desconto de 90% em relação ao preço médio das farmácias comerciais.
Entre os remédios que tinham esse desconto de 90%, mas que a partir de agora passarão a ser gratuitos para os beneficiários do Bolsa Família, estão:
- 4 marcas de anticoncepcionais;
- 2 tipos de tratamento para Doença de Parkinson;
- 3 apresentações da sinvastatina, usada no controle do colesterol;
- 3 medicações para tratamento da rinite;
- fraldas geriátricas.
- 2 medicações para tratamento de osteoporose
Outra novidade importantíssima da Farmácia Popular é que o governo vai facilitar o acesso das populações indígenas ao programa.
Dessa forma, será as comunidades indígenas escolheram um representante para ficar responsável pela aquisição dos medicamentos.
O Farmácia Popular também oferece gratuitamente para todos os cidadãos, 22 medicações para controle:
- Asma
- Diabetes
- Hipertensão
Como funciona o acesso aos medicamentos
Para os beneficiários do Bolsa Família que precisem retirar algum dos remédios gratuitos na Farmácia Popular não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro.
Basta apenas apresentar o documento com foto e a receita médica no caixa da Farmácia Popular ou conveniadas. O seu cadastro já está no banco de dados do programa.
Além disso, algumas medicações contam com regras específicas para retirada, como as fraldas geriátricas, por exemplo.
No caso, é preciso que o paciente tenha mais de 60 anos de idade ou algum tipo de deficiência, assim como apresentar atestado ou laudo médico que comprove a necessidade do uso das fraldas geriátricas.
Dessa forma, a Farmácia Popular, ao disponibilizar medicamentos gratuitos para beneficiários do Bolsa Família, o programa contribui para a ampliação do acesso à saúde.
Por fim, para mais notícias sobre programas sociais do governo Lula, clique aqui.