no , ,

Famílias Serão SUSPENSAS do Bolsa Família Veja Como Não Ser Uma Delas

2 milhões de famílias terão benefício suspenso
2 milhões de famílias terão benefício suspenso

A princípio, além de estar inscrito no Cadastro Único, os beneficiários do Bolsa Família precisam seguir algumas regras para continuar recebendo o pagamento e não serem suspensas.

Sendo assim, entre elas, estão a manutenção dos dados atualizados no Cadastro Único, a frequência escolar das crianças e adolescentes da família e o cumprimento das condicionalidades de saúde, como vacinação e acompanhamento médico.

É importante ressaltar, que recentemente, o governo federal anunciou que os beneficiários que não cumprirem essas regras poderão ter o pagamento cancelado a partir do mês de julho de 2023.

Por isso, é importante que as famílias beneficiárias do Bolsa Família fiquem atentas e cumpram com as suas obrigações para continuar recebendo o benefício.

Revisão dos cadastros do Bolsa Família

Portanto, é importante destacar que o processo de filtragem do Bolsa Família ocorrerá em duas etapas. A primeira delas é a revisão cadastral, que ocorrerá entre março e junho de 2022 e envolverá a convocação de 7,6 milhões de beneficiários.

Todavia, já a segunda etapa será a revisão dos processos de elegibilidade, que será realizada a partir de julho de 2022 e envolverá a revisão dos processos de cerca de 9,5 milhões de beneficiários. De fato, a revisão dos cadastros visa garantir que apenas pessoas que realmente precisam sejam beneficiadas pelo programa e evitar possíveis fraudes e irregularidades.

Veja como não ter seu Bolsa Família suspenso

A meta do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social é cancelar o benefício de 2 milhões de famílias que não se enquadram mais nos critérios do Bolsa Família. Para isso, o Ministério está analisando os cadastros disponíveis no Cadastro Único e realizando desligamentos progressivos.

Logo, para garantir acesso e permanência no programa, as famílias contempladas devem manter uma renda familiar não superior a R$ 218 por pessoa e manter os dados atualizados em um único registro. O processo de atualização cadastral é concluído após a convocação, e aqueles que são obrigados a se registrar, mas não participam, terão o benefício descontinuado em até duas horas.

Por exemplo, se convocaram a família em março e não concluiu o processo, ela não receberá mais o Bolsa Família a partir de maio.

Confira o calendário de março do Bolsa Família

NIS final 1 – 20 de março;
NIS final 2 – 21 de março; 
Final 3 – 22 de março; 
Final 4 – 23 de março; 
5 – 24 de março; 
6 – 27 de março; 
7 – 28 de março; 
8 – 29 de março; 
9 – 30 de março; 
0 – 31 de março.