no ,

Fala polêmica de Simone Tebet preocupa beneficiários Bolsa Família

Ministra fala sobre cortes no Bolsa Família em fevereiro
Ministra Simone Tebet avisa sobre averiguações no cadastro dos beneficiários

Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet preocupa beneficiários do Bolsa Família, ao falar sobre análise no CadÚnico.

A fala polêmica da ministra sobre possíveis bloqueios nos pagamentos dos benefícios, caiu como uma bomba.

Antes mesmo do novo governo assumir, a volta do Bolsa Família se tornou uma certeza, para substituir o Auxílio Brasil, como o presidente Lula (PT) já havia informado durante sua campanha eleitoral.

Embora oficialmente a troca de nomes esteja em processo de alteração, toda mídia, incluindo os principais jornais.

Até o próprio governo se refira ao programa social como Bolsa Família, pois essa é uma decisão que apenas segue os trâmites necessários burocráticos.

Mais de 21 milhões de famílias inscritas beneficiárias do Bolsa Família, estão em alerta, após a ministra Simone Tebet confirmar a averiguação do Cadastro único como prioridade nesse momento.

Beneficiários esperam ser mantidos no programa social, mas se preocupam.

A notícia de que o Cadastro Único vai mesmo passar por um pente-fino para verificar informações cadastrais, preocupa milhões de famílias que recebem o Bolsa Família.

Mas a intenção da ministra Simone Tebet, foi apenas reforçar o que o governo já havia dito,.

Inclusive essa averiguação segue uma das orientações da equipe de transição que apontou para possíveis irregularidades.

Suspeita de fraudes nos pagamentos, fez com que o governo tomasse a atitude de fazer levantamento dos dados de todos os beneficiários.

O cancelamento do benefício só irá acontecer quando encontradas irregularidades de fato.

Além de possíveis fraudes, os beneficiários precisam estar cumprindo as regras determinadas para receber o Bolsa Família.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, recentemente anunciou verificação no Cadastro Único para analisar os cadastros.

No primeiro momento, toda atenção da verificação dos cadastros, será para aqueles que ainda não completaram todas as informações cadastrais. 

Ao todo, são cerca de 10 milhões de cadastros que precisam ser concluídos e o resultado começará em fevereiro, quando muitos beneficiários serão suspensos do programa social.

Em entrevista, a ministra Simone Tebet disse que os cortes devem acontecer para famílias unipessoais, pessoas que alegam morar sozinhas.

Sendo que cada caso será estudado, o fato de ser família unipessoal não significa que o benefício será totalmente bloqueado. O beneficiários poderá se convocado para atualizar o cadastro.