no , , , ,

EXCELENTE notícia para quem declarou Imposto de Renda. Altos valores podem estar disponíveis!

EXCELENTE noticia para quem declarou Imposto de Renda
EXCELENTE noticia para quem declarou Imposto de Renda

Todos os cidadãos e cidadãos que receberam em 2022 até R$ 1.903,98 por mês precisaram declarar o Imposto de Renda à Receita Federal e algumas dessas pessoas tem direito a receber uma restituição dos impostos pagos ao longo do ano e nesse sentido, uma excelente notícia acaba ser anunciada.

A Receita Federal (RF) já liberou o pagamento do 4° e penúltimo lote da restituição do Imposto de Renda 2023, portanto, milhões de trabalhadores e trabalhadores já estão com essa grana na conta.

A parcela foi paga no dia 31 de agosto. Assim, resta apenas a 5° e última parcela da restituição do Imposto de Renda 2023.

Os 4° e 5° lotes são destinados aos contribuintes não prioritários. Esses, foram contemplados nos 3 primeiros lotes da restituição.

Cabe destacar, que o valor que cada trabalhador tem a receber é diferente, visto que possuem algumas variantes que determinam a quantia.

Sendo assim, a seguir vamos conhecer todos os detalhes da notícia sobre o pagamento do 4° lote da restituição do Imposto de Renda feito pela Receita Federal

Receita Federal da excelente notícia para trabalhadores sobre imposto de renda

Declarar o imposto de renda ainda é motivo de muita dor de cabeça e apreensão para muitas pessoas e por uma série de motivos, como por exemplo, o que e quais valores declarar e se terá ou não direito a receber alguma restituição. Visto que nem todos tem direito a receber esse cashback da União.

Além disso, a restituição não é ofertada de forma “automática”.

É necessário que o trabalhador apresente uma série de documentos, notas fiscais, comprovantes de pagamentos, entre outros, para garantir a restituição da Receita Federal.

Para realizar o cálculo de quanto o trabalhador tem a receber de restituição, é preciso comprovar quais foram seus gastos com:

  • Saúde;
  • Despesas gerais;
  • Manutenção de equipamentos de trabalho;
  • Entre coisas do tipo.

Outro ponto importante é que a restituição também leva em conta todos os gastos com os dependentes, ou seja, aqueles que dependem financeiramente de quem está declarando o imposto.

Afinal, quem recebe o último lote?

Como dissemos no começo da notícia, nesse ano, a Receita Federal escolheu fazer a restituição a partir de uma lista de prioridade.

Assim, os 3 primeiros lotes foram destinados aos contribuintes prioritários, porém, cada lote com suas próprias especificidades.

Nesse 4° lote recebe quem:

  • Não estende nenhum critério de prioridade;
  • Enviaram a declaração com algum erro, mas já solucionaram o programa;
  • Caíram na malha-fina, mas já se regularizaram.

Abaixo segue o calendário completo da restituição do imposto de renda 2023.

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro

Contudo, caso você não tenha sido contemplado(a) nesse 4° lote da restituição do IR, não se preocupe, pois ainda falta o 5° e último lote ser pago.

O pagamento do último lote será no dia 29 de setembro, como demonstro a tabela acima.

Por fim, para mais notícias sobre o Imposto de Renda, clique aqui.