no ,

Estes Bancos liberam empréstimo no Auxílio Brasil: veja

Consignado no Auxílio Brasil, mais bancos autorizados. Veja!
Governo autoriza mais bancos para consignado Auxílio Brasil

A princípio, o foco dos bancos para empréstimo consignado era aposentados, pensionistas e funcionário público, agora, estes Bancos liberam empréstimo no Auxílio Brasil.

Para as instituições financeiras, ter esse público como cliente, representa segurança de pagamento, já que as parcelas são debitadas na folha, isto é; direto no recebimento do benefício ou salário.

Mas uma novidade surgiu nessa linha de empréstimo consignado, que foi a de disponibilizar consignado para beneficiários do Auxílio Brasil.

Essa novidade foi autorizada no governo do ex-presidente Bolsonaro, que permitiu milhões de famílias terem acesso ao empréstimo consignado na Caixa Econômica Federal sem burocracia.

Com o consignado vinculado ao Auxílio Brasil, em outubro de 2022, milhões de beneficiários do programa social fizeram o pedido no Caixa Tem, para contratação do crédito.

Toda essa movimentação de pessoas de baixa renda ou que se encontram em situação de vulnerabilidade solicitando empréstimo, chamou a atenção de especialistas do mercado financeiro.

Na opinião desses especialistas, as famílias que recebem o Auxílio Brasil, não deveriam se endividar.

Um grupo expressou opinião contrária, considerando que muitas famílias beneficiárias, pode-se dizer a maioria, depende quase que exclusivamente da renda d benefício.

Por esse motivo, eles, os especialistas, entenderam que os beneficiários não deveriam contratar o empréstimo.

Exceto em uma situação altamente necessária, uma vez que com o desconto, o valor recebido fica ainda menor para as necessidades básicas.

Qual a verdadeira condição do consignado pelo Auxílio Brasil hoje?

Para analisar todas as condições, o empréstimo pelo Caixa Tem foi suspenso, seguindo recomendação da equipe de transição do governo Lula, para analisar melhor o consignado e, se possível, que não fossem aceitos novos pedidos.

Porém, os contratos que foram realizados, seguem sem qualquer alteração, pois já foram realizados.

Após um curto período, o governo voltou a liberar o consignado para beneficiários, agora chamado Bolsa Família, mas com algumas alterações.

Enquanto isso, o Ministério da Cidadania autorizou 12 Bancos a atuarem com a linha de crédito para as famílias beneficiárias.

Mesmo com autorização para 12 instituições financeiras, ainda é cedo para saber da adesão desse banco, mas alguns já estão operando com essa modalidade de empréstimo consignado.

No momento, os bancos que estão atuando com empréstimo consignado para beneficiários do Bolsa família, além da Caixa Econômica Federal, são:

Banco Pan;
Zema Financeira;
Pintos S/A Créditos;
QI Sociedade de Crédito Direto.