no ,

Estas famílias são alvo da fiscalização do benefício; saiba já

Famílias que podem ter benefício cancelado são estas: veja
Beneficiários terão cadastro fiscalizados

O Governo Federal está com tudo pronto para realizar averiguações nos cadastros dos beneficiários e estas famílias são alvo da fiscalização do benefício. Entenda agora!

A intenção da fiscalização, que irá começar nas próximas semanas, tem como foco principal, determinado grupo de famílias que podem estar recebendo o benefício do Bolsa Família de maneira irregular.

Por conta da fiscalização, os beneficiários estão preocupados diante do risco da perda do recebimento do benefício.

Durante a transição do governo, logo após o resultado das eleições de 2022. A equipe de Lula foi para Brasília tomar conhecimento da real situação de todas as pastas do governo Bolsonaro.

Ao entregar o relatório final, a equipe de transição apontou para a importância de analisar os dados nos cadastros dos beneficiários do programa social.

O aumento de famílias que passaram a receber o benefício de R $600,00 em 2022 foi muito expressivo.

Inclusive o TCU (Tribunal de Contas da União), anteriormente já havia recomendado averiguações para identificar irregularidades.

Quais são as famílias que estão no alvo das fiscalizações do Bolsa Família?

As verificações, ou pente-fino que o governo está para começar a fazer nos cadastros de beneficiários do Bolsa Família, não será restrita a apenas um grupo de famílias beneficiárias.

Porém, o primeiro grupo que será analisado, são das famílias unipessoais, que quer dizer, pessoas que declararam que vivem sozinhas.

Esses beneficiários foram os que mais cresceram, em solicitação e recebimento de parcela do Bolsa Família.

O pente-fino, não significa que todas as famílias que recebem o benefício, mas que estão classificadas como unipessoais, estejam ameaçadas de perder o pagamento das parcelas. 

Somente aquelas em que o governo identificar irregularidades e que não atendem as regras para a permanência no programa social.

Ainda assim, os beneficiários que poderão ser suspensos, será enviada uma notificação pelo aplicativo.

Quem receber o comunicado, deverá observar as informações, pois muitos pode ser que a informação seja apenas para atualizar o cadastro.

Nesse momento em que o governo se prepara para começar a liberar o novo adicional.

E já no próximo mês começa, o adicional de R$ 150,00 por cada criança de até 6 anos, também está verificando as informações.

Como evitar perda do benefício

Essa é uma questão que vai depender de alguns fatores, o primeiro e mais importante, é o beneficiário consultar  as novas regras do Bolsa Família, para saber se está em conformidade com as exigências.

E uma das regras diz respeito à renda familiar, que deve ser de R$ 651,00 por pessoa.

Estar com o cadastro atualizado e caso tenha mais de 18 meses que não atualiza, vá até o CRAS, levando comprovante de residência atualizado, de preferência do mesmo em curso.