no , ,

Está ENDIVIDADO? Cuidado Com o Golpe do BOLETO FALSO

fique atento ao golpe do boleto falso
fique atento ao golpe do boleto falso

A Serasa alerta que pessoas endividadas estão sendo alvo de golpes por parte de criminosos. Sendo assim, cerca de 10 mil consultas foram feitas ao validador de boletos, lançado em novembro para permitir que o consumidor verifique a autenticidade do boleto. Contudo, entre essas consultas, foram identificados 3 mil boletos e chaves Pix falsos.

Além disso, os golpes também podem envolver o Pix Copia e Cola e QR Code, utilizados para intermediar transações fraudulentas. Segundo Franciele Tiburcio, coordenadora de soluções da Serasa, os golpistas costumam se passar por representantes de empresas e entrar em contato pelas redes sociais para negociar a renegociação de dívidas.

Golpe do Boleto Falso

De acordo com Franciele Tiburcio, os criminosos que visam pessoas endividadas prometem remover a negativação do cliente imediatamente. E então, aumentar seu score de crédito em 24 horas.

Entretanto, a Serasa somente se comunica com seus clientes por meio de seus canais oficiais, tais como e-mail, telefone e WhatsApp verificado por um selo azul.

Portanto, a coordenadora de soluções da Serasa alerta que os golpistas se passam por representantes de empresas que negociam dívidas por meio das redes sociais, oferecendo propostas que supostamente seriam melhores do que as oferecidas pelo mercado.

Veja como não cair no golpe

A Serasa esclarece que somente se comunica com os clientes por meio de seus canais oficiais de atendimento, e não por meio de redes sociais. Esses canais são:

  • Aplicativo, disponível para Android e iOS;
  • Site do Feirão Limpa Nome;
  • WhatsApp: (11) 9.9575-2096;
  • Telefone: 0800 591 1222;
  • Escritórios da Serasa em 16 estados diferentes (os endereços podem ser encontrados aqui).

Em caso de tentativa de fraude, a recomendação é que o cidadão registre um boletim de ocorrência em delegacias da Polícia Civil por meio da internet.

Cuidado também com o golpe da Revisão da Vida Toda

A princípio, os golpistas estão usando a internet para obter informações pessoais de aposentados, como CPF, número do processo e nome do advogado.

Logo, esses dados são facilmente acessíveis ao público. Em seguida, os golpistas criam contas falsas no WhatsApp, fingindo ser o advogado do caso para ganhar a confiança da vítima, e solicitam que o aposentado faça uma transferência Pix para liberar o pagamento.

Algumas vítimas também receberam cartas em PDF pelo WhatsApp mencionando “pendências e confirmações” que precisam ser concluídas para que o valor seja liberado. Infelizmente, é muito difícil recuperar o dinheiro depois que o enviam ao golpista.

A revisão da vida toda é apenas uma das táticas usadas pelos golpistas. Eles aproveitam qualquer tipo de atraso no INSS para abordar as vítimas, incluindo atrasos em pedidos de aposentadoria, pensões, tempo especial e outras ações contra o INSS que gerem atrasos.

O advogado João Badari relatou ao UOL que uma cliente perdeu R$ 4.700 em um desses golpes.