A princípio, o auxílio-creche tem o objetivo de cobrir os custos que são gerados por um novo integrante da uma família. Fora isso, promove uma grande estabilidade emocional para os pais, possibilitando oferecer o seu melhor no seu ambiente de trabalho.
Este benefício é previsto por uma lei para contratos que estão no regime CLT, visando garantir um auxílio por um tempo determinado, para ajudar no custeio da creche para as crianças pequenas.
E este valor deve ser pago exclusivamente à mãe, que deve estar disponível para empresas que possuem no mínimo 30 funcionárias acima de 16 anos.
Auxílio-creche aumenta a produtividade do trabalho
Segundo um relatório da International Finance Corporation, funcionárias de empresas nacionais que oferecem o auxílio-creche tem um menor índice de erros e faltas. Ainda mais, são profissionais que apresentam maior engajamento e comprometimento com a marca, porque se sentem mais acolhidas pela instituição.
Como dito acima, este pagamento é obrigatório para empresas que tenham mais de 30 funcionárias do sexo feminino. Entretanto, é incentivado que todas empresas forneçam este auxílio para suas funcionárias.
A fim de auxiliar a profissional a prover um ambiente mais seguro para a criança, para voltar as suas atividades laborais mais tranquila.
Além disso, existe empresas que oferecem uma própria creche, que as vezes é dentro da empresa, podendo servir como uma alternativa para o pagamento do auxílio-creche. Fora convênios com estabelecimentos que fornecem descontos.
Com a constituição prevendo o pagamento deste benefício para mães que tem filhos menores de 6 meses de idade, ou se encontram em período de amamentação. Assim, dependendo de sua instituição, a mãe pode receber um auxílio e condições diferenciadas. Existindo casos que até mesmo o pai recebe este auxílio.
De acordo com as informações deste auxílio que se encontram no PL aprovado em 2015 na Câmara Legislativa. E com casos não especificados pela lei, se recomenda que o funcionário contate o setor de RH para entender com a empresa vai se portar, em relação a este benefício.
Como realizar a solicitação deste benefício?
Então, para requisitar o pagamento do auxílio-creche, é preciso que a funcionária entre em contato com o setor de Recursos Humanos de sua empresa. A fim de apresentar a certidão de nascimento da criança para realizar a solicitação.