no ,

ENERGIA SOLAR Gratuita? Conheça Essa Proposta do Governo

veja como funcionará a energia solar gratuita
veja como funcionará a energia solar gratuita

O Brasil atualmente gera mais de 60% de sua energia elétrica a partir de hidrelétricas, mas novas formas de fornecimento estão ganhando espaço no país.

O mercado de geração de energias limpas está em constante crescimento, especialmente no que diz respeito à geração de energia solar, que já representa 12% de toda a nossa matriz elétrica.

Para aqueles que ainda não aderiram aos painéis solares, o momento parece ser altamente propício.

O governo federal brasileiro tem tomado novas decisões a respeito da geração de energia solar, que devem ser benéficas para os brasileiros.

Impostos zerados na energia solar

Conforme mencionamos anteriormente, quem deseja adquirir painéis solares neste ano deve agir com rapidez. Uma decisão recente do governo federal brasileiro pode facilitar muito o processo de compra desses painéis e, assim, incentivar ainda mais o uso de energia limpa no país.

Se você não está acompanhando as notícias sobre o assunto, confira o que deve mudar a partir de agora para esses produtos.

No dia 29 de março, o Diário Oficial da União anunciou que o governo federal brasileiro irá zerar oficialmente todos os impostos que incidem sobre a compra de painéis solares.

Essa medida faz parte da estratégia do governo para expandir e incentivar o uso desses painéis, com a expectativa de que ela possa impulsionar o crescimento do mercado e gerar mais empregos, além de popularizar o uso de energias limpas no país.

Cobrança dupla

Para esclarecer melhor essa questão, a nova regra aprovada pelo governo federal estabelece que os consumidores que possuem painéis solares devem pagar uma taxa de uso da rede elétrica, já que eles ainda dependem da energia da rede elétrica em momentos em que a geração de energia solar não é suficiente para suprir suas necessidades energéticas.

No entanto, essa regra gerou controvérsias, já que alguns especialistas argumentam que os custos dessa taxa foram injustamente distribuídos e que ela pode acabar prejudicando a expansão do uso de energia solar no Brasil.

Alguns estados brasileiros, como São Paulo, entraram com ações judiciais para tentar barrar a cobrança dessa taxa.

De qualquer forma, é importante destacar que a isenção dos impostos sobre a compra de painéis solares pode ajudar a equilibrar esses custos para quem deseja investir em energia solar.

Além disso, a geração de energia solar ainda é uma opção muito vantajosa para quem deseja economizar na conta de luz e contribuir para a preservação do meio ambiente.