no , ,

Empréstimo do CARTÃO de CRÉDITO Vale a PENA? Confira

compensa fazer empréstimos no cartão?
compensa fazer empréstimos no cartão?

Não muito conhecido, o empréstimo no cartão de crédito é uma forma de ajudar quem tem urgência de dinheiro e faz uso da ferramenta como opção de compras. Sobretudo, é necessário verificar as taxas, uma vez que elas costumam ser muito mais altas do que outras modalidades.

Veja tudo o que você precisa saber antes de fazer empréstimos no cartão de crédito e quais as principais vantagens e desvantagens.

Entenda como funciona o empréstimo no cartão de crédito

Em resumo, o empréstimo no cartão de crédito é parecido com o crédito pessoal, porém, ele se vincula ao cartão e, se houver aprovação, as parcelas têm lançamento direto na fatura do cliente. Dessa forma, o usuário continua podendo utilizar o limite restante do cartão, se houver, e libera novos limites de acordo com o pagamento das parcelas.

Vantagens e desvantagens do empréstimo no cartão de crédito

Vantagens:

  • Pré-aprovação ou ainda aprovação em minutos.
  • O procedimento é online e a liberação, em alguns casos, pode ser imediata;
  • Ideal para situações de emergência;
  • Essa modalidade costuma estar disponível para negativados.

Desvantagens:

  • As taxas são próximas do empréstimo pessoal;
  • Empréstimo no cartão de crédito tende a inserir juros mais altos;
  • Acobrança em caso de inadimplência também incide o IOF;
  • Antes de contratar, sempre verifique o Custo Efetivo Total de Empréstimo.

Verificação antes de contratar o empréstimo no cartão de crédito

Assim, se você decidiu pedir um empréstimo no cartão de crédito, se atente em ler o contrato todo e, claro, comparar com outras modalidades antes de contratar. Lembre-se que a facilidade na contratação é muito maior, contudo, se você tiver opções disponíveis como o empréstimo consignado, a diferença é bastante grande.

Por fim, veja se a instituição financeira está autorizada pelo Banco Central a realizar a transação. Dessa forma, você garante maior segurança ao pedir dinheiro emprestado.

A nova modalidade do PIX pode extinguir os cartões de crédito

Em uma entrevista, Fernando Haddad informou sobre o PIX crédito no dia 30. Sobretudo, não há muitas informações sobre a novidade ou como ela irá funcionar. O que se sabe é que ele vai permitir que o sistema de pagamento funcione de forma parecida com os cartões de crédito tradicionais.

Um exemplo, o cidadão usaria o PIX crédito para fazer uma transação hoje. O dinheiro cairia na conta do destinatário normalmente, porém o valor sairia da conta do cidadão apenas depois de 30 dias.

A princípio, a ideia ainda está sendo analisada pelo Banco Central e não há informações a respeito das taxas ou de como será o funcionamento da nova ferramenta. O principal objetivo, seria popularizar o acesso ao crédito no país.