no ,

Empresa de segurança alerta sobre novo golpe: saiba evitar

Novo golpe é descoberto por empresa de segurança que faz alerta.
Empresa de segurança desvenda golpe do cartão de crédito

Cuidado, empresa de segurança alerta sobre novo golpe e o prejuízo pode ser grande. Entenda.

Todos os dias, empresas especializadas em segurança analisam diversos segmentos em busca de fraudes.

No caso de empresas de cibersegurança como a Kaspersky, estão em constantes estudos e levantamento de novos golpes, para proteger clientes.

Dessa vez, a Kaspersky identificou um golpe que pode afetar os cartões de crédito.

Golpistas desenvolveram um programa que visa fraudar os cartões de crédito ao serem utilizados para pagamentos por meio de aproximação.

De acordo com a empresa de segurança, o programa foi criado por um grupo hacker chamado Prilex.

Embora o programa seja muito perigoso para todos os usuários de cartão de crédito que costumam pagar por aproximação.

A Kaspersky, criada para atuar com cibersegurança, identificou o novo golpe e está fazendo um alerta, para que todos tenham cuidado.

Além disso, a Kaspersky está divulgando orientações de defesa, não apenas para as pessoas que fazem pagamento com cartão de crédito, como também está orientando as empresas a terem mais cuidado.

Como o novo golpe  é aplicado e como se proteger?

O que o grupo hacker chamado Prilex faz é usar um meio de bloquear os pagamentos realizados com cartão de crédito por aproximação.

A intenção é fazer com que o usuário coloque o cartão na maquininha, seguindo as orientações para desbloquear e pagar a compra. É nesse momento que acontece o golpe.

O grupo age, na maioria das vezes, sem levantar suspeitas. Eles falam com os lojistas co se fossem funcionários de empresas operadoras que operam com maquininha que recebe pagamento com cartão de crédito ou débito.

Informam aos lojistas que precisam fazer manutenção nos equipamentos. Então orientam o comerciante a acessar um determinado link onde é armazenado o sistema da maquininha.

Ao acessar o link informado, os golpistas colocam um vírus para ter acesso remoto às maquininhas.

Logo que os aparelhos são infectados pelo vírus, quando um cliente da loja escolher a forma de pagamento cartão por aproximação, o vírus faz o bloqueio.

Imediatamente, dados do cartão são capturados pelos golpistas e, para dar veracidade ao golpe, na tela aparece informação de erro e que o cliente precisa inserir o cartão na maquininha.

Para proteger os clientes, lojistas estão sendo orientados a não permitir que pessoas, ainda que estejam uniformizadas, façam manutenção nos equipamentos.

Caso o lojista precise, ou receba pedidos para fazer manutenção, deve sempre entrar em contato com a empresa responsável para confirmar.

Quanto aos clientes de administradoras de cartão de crédito, deve guardar todos os comprovantes de pagamento e sempre conferir a fatura. 

Ao identificar gastos que não fez, precisa entrar em contato imediatamente com a operadora do cartão.

Também é importante que o usuário do cartão esteja atento e, se ao pagar por aproximação receber a mensagem de erro na maquininha, o ideal é não usar o cartão de novo, sem antes consultar a operadora.