no ,

Em primeira reunião ministerial, Lula manda recado a ministros(a)

Lula manda recado a ministros
Lula manda recado a ministros

Na última sexta-feira, 06, aconteceu a primeira reunião ministerial do 3º governo do presidente Lula, ou como foi carinhosamente apelidado, governo Lula 3.

Porém, antes da reunião, o que se comentava na imprensa era que Lula aproveitaria a ocasião para alinhar os discursos de ministros e ministras com o do governo.

Entretanto, logo de cara já se viu que a reunião não se limitaria a isso.

Assim, em fala duro, mas necessária, Lula afirmou estar junta com cada ministro e ministra nos bons e maus momentos, que não seria tolerado nenhum comportamento ilícito por parte dos ministros(a).

Dessa forma, quem cometer esse tipo de deslize vai estar fora do governo e deverá responder na justiça pelos seus atos.

Lula ressaltou a importância e a seriedade do compromisso que todos e todas tem para o processo de reconstrução do Brasil.

E quem não compreender a responsabilidade da situação e consequentemente venha a cometer algo ilícito, deverá responder a justiça.

“Quem fez errado sabe que tem só um jeito: a pessoa será simplesmente, da forma mais educada possível, convidada a deixar o governo. E se cometer algo grave a pessoa terá que se colocar diante das questões e da própria Justiça”, disse Lula.

Mensagem do Presidente Lula aos Ministros(a)

Primeiramente, Lula estuda uma forma de se mantar mais conectado aos seus ministros e ministras.

Dessa forma, seria possível ter mais agilidade na comunicação entre o presidente e as pastas ministeriais.

Com efeito, isso seria como um catalisar das ações e medidas adotadas pelos ministérios.

Alguns analistas políticos entenderam que essa fala do presidente Lula pode ter sido influenciada pela situação da deputada Daniela do Waguinho (União Brasil), ministra do turismo do Lula.

A saber, Daniela, que é uma indicação do União Brasil, apareceu em pelo menos duas fotos ao lado de milicianos.

A primeira foto foi ainda durante as eleições de 2018, enquanto a segunda foto é mais recente, durante a campanha de 2022.

Então, isso pegou muito mal tanto dentro como fora do governo.

A questão Freixo

Visto que Marcelo Freixo, que se desfiliou do PSD e se filou ao PT recentemente, foi nomeado para assumir a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), subordinada ao Ministério do Turismo.

A questão é que Freixo, que sempre denunciou a relação da família Bolsonaro com as milícias do Rio de Janeiro, vai ficar subordinado, no ministério do Turismo, a uma pessoa que teria relação com as milícias.

Contudo, Daniela vem tendo apoio e respaldo do presidente Lula, que ficou com pasta por indicação do seu partido, o União Brasil.

Afinal, o partido trabalhou junto com o PT durante o 2º turno das eleições.

Além de ter sido fundamental para o governo conseguir a aprovação da PEC que garantiu o orçamento do governo para esse ano de 2023.

Assim como, o fato de ser mulher também colaborou, pois Daniela entrou na cota de ministras que estava determinada pelo governo Lula 3.

A fim de montar uma base de governo que represente toda a diversidade da sociedade brasileira, Lula prometeu montar um ministério com muitas mulheres, negros e negras e índios.  

A saber, Daniela é pedagoga de formação e a foi a mulher mais votada no estado do Rio de Janeiro nas eleições de 2022.

Para mais informações sobre o governo Lula 3, clique aqui.