no

Dúvidas sobre benefícios do INSS são dor de cabeça para Lula

Cada vez mais, surgem dúvidas sobre benefícios do inss, sendo que mais de 1,1 milhão de pessoas seguem na fila para receber o benefício concedido pelo INSS. De fato, o ex-presidente, Jair Bolsonaro, não conseguiu solucionar o problema. Agora, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva terá de solucionar. 

O Ministério do Trabalho e da Previdência Social, durante os quatro anos anteriores, realizou projetos com intuito de solucionar esse problema, uma série de projetos para tentar resolver a situação. Como resultado, a fila diminuiu, mas não zerou a lista de espera.

Primeiramente, não podemos negar que o ex-presidente enfrentou problemas atípicos de uma pandemia mundial. Então, durante 2020, o INSS passou grande tempo fechado e, dúvidas sobre benefícios do inss surgiram. Finalmente, quando abriu novamente, foram diversas greves de peritos médicos, servidores e muito mais. 

Eles reivindicaram reajustes salariais, além de pedir por melhores condições de trabalho. Atualmente, o novo governo Lula deve priorizar as ações para diminuir a fila de espera, além disso, analisar os recursos para distribuir o benefício. De fato, segundo especialistas, se as pessoas forem todas inseridas de uma vez pode ocasionar diversos transtornos, sendo que mais dúvidas sobre benefícios do inss surgem. 

Inclusive, esse déficit aconteceu agora em dezembro, no qual o governo não teve recursos suficientes para pagar as aposentadorias. 

Atendimento online

Certamente, o Ministério do Trabalho e da Previdência inovou com o atendimento digital. Portanto, para que os pedidos saíssem mais rápidos, alguns robôs foram usados, no entanto, diversas críticas e dúvidas sobre benefícios do inss saíram na mídia.

Além disso, grande parte dessas dúvidas sobre benefícios do inss era de que o Governo poderia burlar as análises ou negar pedidos injustamente. Enfim, isso poderia resultar em processos judiciais e prejuízos. 

Nenhum projeto em mente

Até o presente momento, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda se pronunciou sobre o assunto, mas anunciou o novo  comandante do Ministério da Previdência.

De fato, Carlos Lupi é o novo ministro da Previdência, mesmo contra muitos eleitores. Portanto, boatos dizem que a nomeação do cargo é devido um agradecimento político e não por mérito ou experiência do presidente do PDT na previdência.

Inclusive, se Lupi não fosse conformado, a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) poderia ser a candidata a vaga, mas também não possui conhecimento na área. 

A enorme Fila de espera

Apesar das dúvidas sobre benefícios do INSS, as pessoas aguardam ansiosamente por uma resposta. Além disso, são meses de espera na análise dos pedidos, sendo que muitos estão sem dinheiro e sem nem sequer trabalhar.