no , ,

Doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez

Doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez
Doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez

Antes de mais nada, durante o tempo passa, a pessoa correm riscos de se deparar com condições que comprometem a capacidade produtiva da pessoa, sendo algo muito importante hoje em dia. Isso porque grande parte dos casos, milhares de pessoas do Brasil e mundo, depende do trabalho para ter seu sustento. Pois é devido ao labor que o dinheiro costuma vir.

Entretanto, o que acontece com pessoas que não tem mais condições para trabalhar? Na legislação brasileira, tem leis que garante a proteção deste trabalhador que se encontra nesta situação. Assim, o benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que é chamado de aposentadoria por incapacidade permanente.

Em suma, este benefício é voltado para trabalhadores que ficaram permanentemente incapazes de trabalhar. Esta incapacidade pode ser por doença, acidente, indiferente de ser ligado a condição de trabalho ou não. Além disso, existem enfermidades que dispensam a carência mínima de 12 contribuições mensais, de acordo com à natureza grave e irreversível de tais sintomas.

Quem recebe a aposentadoria por invalidez?

Primeiramente, para ter direito a aposentadoria por invalidez, a pessoa interessada precisa certificar que atende todos os critérios do benefício. Confira abaixo os requisitos:

  • Possuir qualidade de segurado: é necessário a pessoa estar filiado a Previdência Social, que é estar realizando contribuições mensais, ou estar no período de graça;
  • Estar incapacitado de exercer a atividade laboral permanente: Para receber o benefício da aposentadoria por invalidez, é preciso que a pessoa esteja incapaz permanentemente de exercer qualquer atividade laboral. Caso seja temporário, a pessoa recebe o auxílio-doença;
  • Cumprir a carência mínima: Então, é preciso ter pelo menos 12 contribuições mensais à Previdência. Mas este critério não é preciso em alguns casos que vamos citar abaixo.

Quando a carência mínima é dispensada?

Nesse sentido, existem 3 casos que a carência mínima é dispensada para a aposentadoria por invalidez, que é:

  • Em casos de acidente de qualquer natureza; 
  • No caso de acidentes no emprego ou de doenças ocupacionais (aquelas ligadas ao trabalho);
  • Em casos de doença grave, irreversível e incapacitante, listada na legislação pelo Ministério da Saúde e do Trabalho e da Previdência. 

Doenças que dispensam a carência para concessão do benefício

Por fim, as doenças que vão ser citadas abaixo, garantem a aposentadoria por invalidez sem ter a necessidade da carência de 12 meses.

  1. Hanseníase;
  2. Cegueira;
  3. Tuberculose ativa;
  4. Transtorno mental grave;
  5. Doença de Parkinson;
  6. Cardiopatia grave;
  7. Neoplasia maligna (câncer);
  8. Nefropatia grave;
  9. Hepatopatia grave;
  10. Esclerose múltipla;
  11. Paralisia irreversível e incapacitante;
  12. Espondilite anquilosante;
  13. Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);
  14. Síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids);
  15. Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada;
  16. Acidente vascular encefálico (agudo);
  17. Abdome agudo cirúrgico.