Atualizar os dados do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) é essencial para que as famílias beneficiárias de programas socais não corram o risco de ter o benefício suspenso e o primeiro passo para isso é saber quais são os documentos necessários.
Isso porque, existe uma dúvida entre os inscritos(a) no CadÚnico sobre quais são os documentos necessário para fazer essa atualização.
Lembrando que a atualização dos dados do CadÚnico deve ser feita na sede do CRAS (Centro de Referência de Assistencial Social) da sua região.
Portanto, confira a seguir quais são os documentos necessários para atualizar os seus dados e garantir a continuidade do pagamento do seu benefício.
Programas Socias do Cadastro Único
O Cadastro Único é uma base de dados que serve para identificar e conhecer as pessoas e famílias mais vulneráveis do país e, assim, ajudar o Governo Federal a desenvolver políticas públicas voltadas para essa população.
Atualmente 28 programas federais utilizam a base do Cadastro Único para a gestão de suas ações, como:
- Bolsa Família
- BPC (Benefício de Prestação Continuada)
- Tarifa Social de Energia Elétrica
- Auxílio-Gás
- Entre outros
Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, o cidadão estará apto a participar de diversos programas sociais dos governos federal, estadual, municipal e do Distrito Federal.
A inscrição no Cadastro Único, garante que o Ministério da Cidadania e os órgãos gestores dos outros programas direcionem os serviços e benefícios a quem realmente precisa, aos mais pobres e vulneráveis.
Os dados coletados no CadÚnico incluem informações sobre a composição familiar, renda, escolaridade, trabalho, moradia e outras características relevantes.
Todavia, é necessário atualizar os dados do CadÚnico, no máximo a cada dois anos, assim como, quando houver alguma mudança na composição familiar, de endereço ou aumento da renda.
Sem a atualização, o pagamento do benefício corre o risco de ser suspenso.
Documentos necessários para atualizar o CadÚnico
Agora chegou a hora de sabermos quais são os documentos necessários para que você possa atualizar os seus dados do CadÚnico.
Como falamos anteriormente, a atualização é essencial para a manutenção dos benefícios, em qualquer período do ano e de acordo com a situações de descrevemos acima.
Portanto, o prazo de 2 anos para atualização do CadÚnico só se aplica quando a família não passar por nenhum tipo de mudança de renda ou composição famílias.
Nesses casos, a atualização deve ser feita logo após as mudanças ocorridas.
Dessa forma, abaixo segue a lista completa dos documentos exigidos pelo CRAS para atualizar o seu CadÚnico:
- CPF, Título de Eleitor e documento com foto do Responsável Familiar;
- comprovante de endereço ou declaração de residência assinada pelo Responsável Familiar;
- CPF, Título, Certidão de nascimento e identidade dos demais membros;
- comprovantes de renda de todos os integrantes da família;
- comprovante de matrícula dos menores de idade e atestado de frequência escolar; e
- caderneta de vacinação dos menores.
Lembre-se de levar os documentos todos as pessoas que moram na casa, independentemente de ser parente ou não.
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