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DOCUMENTOS necessários para ATUALIZAR o CadÚnico

DOCUMENTOS necessarios para ATUALIZAR o CadUnico
DOCUMENTOS necessarios para ATUALIZAR o CadUnico

Atualizar os dados do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) é essencial para que as famílias beneficiárias de programas socais não corram o risco de ter o benefício suspenso e o primeiro passo para isso é saber quais são os documentos necessários.

Isso porque, existe uma dúvida entre os inscritos(a) no CadÚnico sobre quais são os documentos necessário para fazer essa atualização.

Lembrando que a atualização dos dados do CadÚnico deve ser feita na sede do CRAS (Centro de Referência de Assistencial Social) da sua região.

Portanto, confira a seguir quais são os documentos necessários para atualizar os seus dados e garantir a continuidade do pagamento do seu benefício.

Programas Socias do Cadastro Único

O Cadastro Único é uma base de dados que serve para identificar e conhecer as pessoas e famílias mais vulneráveis do país e, assim, ajudar o Governo Federal a desenvolver políticas públicas voltadas para essa população.

Atualmente 28 programas federais utilizam a base do Cadastro Único para a gestão de suas ações, como:

  • Bolsa Família
  • BPC (Benefício de Prestação Continuada)
  • Tarifa Social de Energia Elétrica
  • Auxílio-Gás
  • Entre outros  

Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, o cidadão estará apto a participar de diversos programas sociais dos governos federal, estadual, municipal e do Distrito Federal.

A inscrição no Cadastro Único, garante que o Ministério da Cidadania e os órgãos gestores dos outros programas direcionem os serviços e benefícios a quem realmente precisa, aos mais pobres e vulneráveis.

Os dados coletados no CadÚnico incluem informações sobre a composição familiar, renda, escolaridade, trabalho, moradia e outras características relevantes.

Todavia, é necessário atualizar os dados do CadÚnico, no máximo a cada dois anos, assim como, quando houver alguma mudança na composição familiar, de endereço ou aumento da renda.

Sem a atualização, o pagamento do benefício corre o risco de ser suspenso.

Documentos necessários para atualizar o CadÚnico

Agora chegou a hora de sabermos quais são os documentos necessários para que você possa atualizar os seus dados do CadÚnico.

Como falamos anteriormente, a atualização é essencial para a manutenção dos benefícios, em qualquer período do ano e de acordo com a situações de descrevemos acima.

Portanto, o prazo de 2 anos para atualização do CadÚnico só se aplica quando a família não passar por nenhum tipo de mudança de renda ou composição famílias.

Nesses casos, a atualização deve ser feita logo após as mudanças ocorridas.

Dessa forma, abaixo segue a lista completa dos documentos exigidos pelo CRAS para atualizar o seu CadÚnico:

  • CPF, Título de Eleitor e documento com foto do Responsável Familiar;
  • comprovante de endereço ou declaração de residência assinada pelo Responsável Familiar;
  • CPF, Título, Certidão de nascimento e identidade dos demais membros;
  • comprovantes de renda de todos os integrantes da família;
  • comprovante de matrícula dos menores de idade e atestado de frequência escolar; e
  • caderneta de vacinação dos menores.

Lembre-se de levar os documentos todos as pessoas que moram na casa, independentemente de ser parente ou não.

Por fim, para mais notícias sobre o CadÚnico, clique aqui.