no

Documento OBRIGATÓRIO para todos os brasileiros?

Novo documento único dos brasileiros
Novo documento único dos brasileiros

O CIN será um novo documento exclusivo para brasileiros e já pode ser solicitado em alguns países. Veja como fazer um pedido e se a sua região já está liberada!

CIN é um novo documento único para os brasileiros – a nova carteira de identidade (CIN) já começou a ser emitida em outro estado: o Rio de Janeiro.

O novo documento é emitido pelo Detran-RJ e está disponível para crianças de 0 a 11 anos que solicitarem a primeira via do registro geral em qualquer Detran do estado.

Os pais que tiverem interesse em emitir um novo documento para os filhos devem, portanto.

Trazer a certidão de nascimento original da criança com CPF ou a confirmação e inscrição originais no CPF.

No entanto, se a criança ainda não tiver CPF, será emitida a identidade do padrão antigo.

Nova lei do CPF vai acabar com outros documentos?

Novo documento único dos brasileiros

O documento tem um prazo de validade que vai depender da idade do cidadão.

Assim, o prazo de validade para menores de 11 anos é de cinco anos, enquanto para brasileiros entre 12 e 59 anos o prazo é de dez anos.

Para pessoas com 60 anos ou mais, o prazo é indeterminado.

Quais as alterações na identidade?

Uma das grandes mudanças no CIN é ter o CPF como único número de identificação do cidadão brasileiro, dificultando a fraude.

Além disso, para melhorar a questão da segurança, o CIN dispõe ainda de um código QR para verificação da autenticidade do documento,

Que permite ainda verificar se o documento foi extraviado ou roubado.

Adicionalmente, a CIN conta ainda com a tecnologia MRZ, que é o código internacional utilizado nos passaportes.

Dessa forma, o cartão também pode ser utilizado como documento de viagem, pois será carregado nos terminais de autoatendimento dos aeroportos do Brasil e do exterior.

Por tudo isso, o novo documento possibilita a identificação de uma pessoa por meio de um único número, o CPF.

Atualmente, cidadãos de cada estado do Brasil podem obter diferentes RGs, o que aumenta o risco de fraudes e duplicidade de cadastros.

No entanto, com o CIN, esse risco é reduzido porque o CPF é apenas uma série de números por pessoa para todo o território do Brasil.

CIN digitalizada

Posteriormente, os cidadãos também terão acesso ao CIN em formato digital por meio do aplicativo Gov.br do governo federal.

Após a emissão do documento impresso, o usuário poderá baixar o aplicativo nas lojas iOS ou Android, fazer o cadastro e acessar o documento pelo celular, tablet ou computador.

Em breve, o Detran-RJ estenderá o acesso ao novo documento a cidadãos de outras faixas etárias.

De acordo com o decreto federal que instituiu o CIN, o documento no formato anterior valerá no país até 28 de fevereiro de 2032.

Assim, em nove anos, os cidadãos terão que ter uma carteira de identidade no novo modelo, que permitirá uma transição gradual para a nova versão.

Pessoas com 60 anos ou mais terão a opção de não alterar o documento.