Com a correria do dia a dia, muitas vezes acreditamos que local mais seguro para deixarmos nosso dinheiro é o banco. No entanto, segundo o Banco Central, muitos brasileiros acabam esquecendo valores em suas contas bancárias.
O SVR – Sistema de Valores a Receber é o órgão responsável por cuidar dos valores deixados pelos usuários nas contas bancárias. No entanto, após greve dos funcionários do Banco Central, o sistema paralisou.
Nesse sentido, não há informações sobre a publicação da 2ª rodada de devolução de dinheiro esquecido nos bancos.
Alterações para a próxima rodada de devolução
Novas informações acerca da devolução dos valores serão anunciadas pelo Banco Central. A segunda rodada de resgate deveria ser em maio, mas o cronograma foi adiado em razão da greve dos funcionários do Banco Central.
No entanto, até o momento, não foi reagendada nenhuma nova data. Segundo estimativa do Banco Central, o sistema de cobrança deve receber informações dos bancos a partir de janeiro de 2023.
Cerca de R$ 3,6 bilhões ainda estão disponíveis para saque, sendo cerca de 32 milhões de brasileiros elegíveis ao dinheiro. Mesmo havendo novas informações, isso não indica o início das negociações.
Não há data em que os beneficiários possam sacar o dinheiro esquecido no banco. O lançamento deve ocorrer no próximo ano, após o sistema ter aprimorado suas funções.
Para averiguar dinheiro esquecido em banco, é preciso aguardar a reemissão do SVR. Mas isso não impedi o usuário de entender como propostas devem ser realizadas.
Preparamos um passo a passo ideal para você não perder dinheiro:
- Acesse o sistema de valores recebidos no dia especificado e faça o login;
- Durante as negociações, você pode verificar o valor, a origem do dinheiro e a instituição responsável pela devolução;
- Por fim, selecione “Aplicar aqui” para que o dinheiro seja creditado em sua conta pix, ou clique em “Aplicar por instituição” para que a instituição responsável entre em contato com você e providencie a devolução.
Na 2ª rodada de reembolso de valores esquecidos, além da devolução de valores esquecidos e aplicações financeiras para a conta, poderá haver o cancelamento de pagamentos lançados injustificadamente por obrigações extracontratuais de crédito e de instituições financeiras.
Assim, para quem possui dinheiro parado em banco, vale a pena ficar de olho na próxima rodada para não perder dinheiro parado em banco.