Ter uma vida financeira equilibrada com certeza é um dos maiores desafios para a maioria dos brasileiros e brasileiras, portanto, sempre que aparece alguém, com algumas dicas que podem contribuir para esse equilíbrio, elas devem ser muito bem-vindas.
Até porque, organização financeira é uma das formas mais eficazes para se alcançar uma vida mais tranquila e segura.
A falta desse equilíbrio pode gerar ciclos viciosos de dívidas e oportunidades desperdiçadas.
Afinal, quem fica devedor vai acabara com o nome no SPC e/ou Serasa e consequentemente, acaba pode perder acesso a empréstimos e linhas de crédito.
Então, sem mais enrolações, acompanhe a seguir algumas dicas práticas que vão te ajudar a ter uma vida financeira mais saudável.
Entenda como funciona o sistema de dívidas do Brasil
De acordo com os números mais recentes do Serasa, cerca de 71 milhões de brasileiros/brasileiras estavam inadimplentes em julho de 2023.
Esse é um número recorde na história do país e serve para demonstrar a crise pela qual o Brasil passou nos últimos anos.
O SPC e o Serasa são empresas privadas de análise e proteção de crédito, que monitoram a vida financeira dos cidadãos/cidadãs e em caso de dívidas com alguma empresa, elas acionam o consumidor a respeito da cobrança.
Caso a pagamento não seja feito, o nome da pessoa entra na lista de devedores do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e/ou do Serasa.
Ao entrar para essa famigerada lista, o consumidor, como já dissemos anteriormente, fica impossibilitado de conseguir cartões de crédito e empréstimos.
Dicas para melhorar a sua vida financeira
Agora sim, vamos direito ao ponto, pois como promessa é dívida, preparamos algumas dicas para te ajudar a dar um upgrade na sua vida financeira.
Vale ressaltar que o ponto de partida deve ser um orçamento, visto que, o orçamento, é a base de toda organização financeira.
É ele que vai te dar a visibilidade de receitas e despesas, permitindo um planejamento eficaz.
Defina metas
Se você possui objetivos a longo prazo então, precisa urgentemente definir metas. Ao tornar um objetivo claro, você consegue se planejar melhor e economizar com mais eficiência.
Identifique hábitos ruins
Essa é uma excelente maneira de solucionar um problema. Contudo, para que isso seja possível, é necessário que você reconheça esses maus hábitos.
Após identifica-los, trabalhe em cima deles para superá-los.
Automatize processos
Você gasta mais do que deveria e por isso acaba deixando o pagamento de contas em segundo plano?
Então, automatize estes pagamentos por meio de aplicativos bancários e assim, elas sempre vão se tornar sua principal prioridade.
Renegocie Suas Dívidas
Procure seus credores e negocie uma forma de pagamento que caiba no seu orçamento. Evite ao máximo fazer novas dívidas até que as atuais estejam sob controle.
Construa um Fundo de Emergência
Imprevistos acontecem. Por isso, um fundo de emergência é essencial.
Busque acumular uma quantia que cubra de três a seis meses de despesas.
Evite Dívidas Desnecessárias
Antes de fazer uma compra impulsiva, pense duas vezes. Se possível, evite fazer dívidas que não são essenciais para sua sobrevivência.
Invista em Educação Financeira
Conhecimento é poder. Invista em livros, cursos ou consultorias que possam te ajudar a entender melhor o mundo das finanças.
Por fim, para mais dicas sobre finanças, clique aqui.